Home Falando com Deus VENCENDO!!!!!!

VENCENDO!!!!!!

por Sônia Alves
VENCENDO AS PROVAÇÕES PELO PODER DAS PROMESSAS DE DEUS
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33.
“Estou dizendo estas coisas para que, crendo em mim, vocês estejam inabaláveis e seguros e desfrutem a paz. Neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” (João 16.31-33 AM)
“O sofrimento é o megafone de Deus para um povo que parece surdo.”
“Deus não quer a sua destruição Ele quer chamar sua atenção para existência DEle.”
“Um povo que não é testado na matéria do sofrimento nunca, teria um relacionamento com um Deus que sofre.”
“Os sofrimentos e as provações não existem para nos destruir, eles existem para nos levar a um nível de amadurecimento e de profunda intimidade com Deus.”
Eu não sei o que você pode estar passando – se é o medo, se é a falta de fé por não acreditar na existência de Deus ou porque você ainda não o conhece. Mas de uma coisa eu sei: você pode vencer as provações e os sofrimentos da vida recebendo as promessas de Deus! Então, como é possível vencer as provações?
Para vencer as provações…
1. Vença o seu MEDO.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições…”
As aflições da vida podem, provavelmente, estar produzindo em seu interior o medo. O medo é um estado psíquico afetivo suscitado pela consciência do perigo em que possivelmente o ser humano possa se encontrar. Mas, Deus quer libertá-lo desta consciência de medo para gerar em você uma consciência livre pelo seu poder. Como Deus nos livrará do medo? Através das nossas atitudes! A bíblia diz:
“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” (Salmos 34.4)
Muitos grandes homens na Bíblia tiveram medo. As circunstâncias da vida às vezes são assustadoras e é natural ficar com medo. Podemos ter duas reações perante o medo: deixar que ele nos domine ou entregá-lo a Deus. As pessoas, na Bíblia, que se deixaram dominar pelo medo mostraram que não confiavam em Deus e se deixaram levar por sua consciência. Mas aquelas que entregaram o medo a Deus tiveram vitória!
Quando você estiver com medo, lembre-se: Deus é muito maior e ele está cuidando de você. Peça coragem a Deus e confie no seu amor, nas suas promessas. Deus vai lhe ajudar a superar o medo. A bíblia diz:
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41.10)
Para vencer as provações…
2. Ative sua FÉ.
“… mas tende bom ânimo…”
Este verso me deixa a impressão de que Jesus estava chamando e motivando aqueles homens a viverem o sobrenatural pela fé. E é exatamente isto que quero fazer nesta noite com você: tirá-lo do campo natural e levá-lo para o campo do sobrenatural. Parece que Jesus, até aquela ocasião, estava falando por enigmas e não com clareza a respeito de seu poder e das coisas do céu. Também parece que aqueles homens estavam sem entender as palavras de Jesus. Mas, de verdade, eles estavam sendo preparados por Jesus para o sofrimento e os embates da vida. No começo do capítulo, Jesus disse a eles:
“Estou dizendo estas coisas a fim de prepará-los para os tempos difíceis que estão por vir…” (João 16.1)
Por isso ele disse: “… mas tende bom ânimo…”. Jesus estava dizendo: ative sua fé, vocês vão precisar. Muitos tentarão matá-los e digo isso para que estejam preparados para o sofrimento quando ele chegar. Com a fé ativada não deixaremos de passar pelos sofrimentos e tribulações, mas estaremos seguros na esperança das promessas de Deus.
“O sofrimento e as tribulações tem duas perspectivas uma boa e uma ruim só depende de que esta olhando!”
Para vencer as provações…
3. ACREDITE que Deus pode fazer tudo.
“… eu venci o mundo…”
Gosto muito da composição deste versículo. Primeiro ele retira-nos de um estado de medo e depois amplia nossa fé através da motivação de olhar para o céu. Jesus nos impulsiona a vivermos na dimensão de que ele pode fazer qualquer coisa que ele quiser fazer e da forma que ele quiser. E diz que para isso só precisamos acreditar nele.
Mas, como Deus pode fazer tudo e não mudar o meu estado de vida? Um Deus que ressuscitou mortos, fez cegos enxergarem, mudos falarem, paralíticos andarem, curou vários tipos de enfermidades e mudou tantas circunstâncias está vendo a minha dor e não faz nada? Você precisa entender melhor uma coisa que esta implícita neste texto. Jesus respondeu aos discípulos disse:
“… Então finalmente acreditam?…” (v.31)
A base para experimentar as promessas de Deus e sair das provações é acreditar que ele pode fazer.
“Pois a dúvida estraga toda a beleza da promessa.”
Se tem uma coisa que Deus não fará por você é acreditar.
O contexto maior deste texto trata do pedir de forma certa e crer, e aí, então, receber. Será que em meio as nossas provações não estamos pedindo de forma errada, na hora errada, para os motivos errados? O próprio Jesus nos ensina como fazer ele diz:
“… O que quero que façam é o seguinte: peçam ao Pai qualquer coisa de acordo com que revelei a vocês. Peçam em meu nome, de acordo com minha vontade, e ele certamente a concederá…” (João 16.23-24)
Existem verdades aqui que fazem toda a diferença:
1° verdade – “… peçam ao pai de acordo com que revelei a vocês…”
Para receber a revelação precisamos acreditar na mesma, tem gente que faz um pedido a Deus por soluções em sua vida e não acredita que vai acontecer.
2° verdade – “… peçam em meu nome de acordo com minha vontade…”
Há muita gente pedindo algo a Deus para satisfazer seus próprios caprichos e não para satisfazer a vontade de Jesus. Por isso:
“Acreditar no poder de Deus e em sua existência é a chave que abrirá a porta do milagre em sua vida.”
Você precisa ir além do simples pedir você precisa acreditar!
Para vencer as provações…
4. ENTREGUE sua VIDA nas mãos Deus.
“Estou dizendo estas coisas para que, crendo em mim, vocês estejam inabaláveis e seguros e desfrutem a paz. Neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” (João 16.31-33 AM)
Quero ressaltar algo importante com vocês aqui e chamar a sua atenção para os detalhes do texto. “Dificuldade”. Todos nós temos, mas a recomendação para viver no tempo da dificuldade só alguns de nós aqui temos.
“Mas fiquem firmes”. Esta firmeza só teremos se estivermos seguros em alguma coisa ou em alguém! Nos momentos de tribulações e sofrimentos da vida precisamos nos sentir protegidos e a última coisa que queremos é estar a sós. Temos a necessidade de alguém do nosso lado nos momentos difíceis da vida.
Por isso Jesus expressa – “fiquem firmes eu venci o mundo!” – dando-nos a conotação de que se estivermos nele estaremos seguros nos momentos difíceis. Ele venceu o mundo e nós, se estivermos nele, venceremos também. Sempre digo uma coisa:
“Estar em Jesus não é garantia de ausência de problemas é garantia de vitória sobre eles!”

Você pode gostar

Deixe um comentário