(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Mariana Kasten)
O XV de Piracicaba teve um resultado adverso em 3 a 1, diante do Rio Claro, na tarde deste sábado 16, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, pela 15ª rodada do Paulistão A2 Sicredi 2024. Mesmo assim, o Nhô Quim conseguiu o seu objetivo de avançar entre os quatro melhores da primeira fase, terminando na quarta posição, com 23 pontos ganhos. A concorrente do Alvinegro Piracicabano nas quartas de final será a Portuguesa Santista, que ficou em quinto lugar.
O clube da Baixada Santista teve a mesma pontuação, porém a equipe quinzista levou vantagem nos critérios de desempate. Desta forma, a primeira partida será em Santos, no próximo fim de semana, e a segunda, no meio da outra semana, em Piracicaba. As datas e os horários serão definidos em Conselho Técnico na próxima segunda-feira, às 15h00. São Bento (1°) e Noroeste (8°), São José (2°) e Velo Clube (7°) e Ferroviária (3°) e Juventus (6°) serão os outros encontros dessa nova fase.
O jogo
A primeira chegada mais efusiva do XV foi em batida de falta de Guilherme Teixeira, próxima à lateral da área, aos três minutos. Samuel Andrade desviou de cabeça e a bola passou por cima do gol. Os visitantes buscaram responder em seguida, em chute de longe de Denílson, que foi para fora. O Nhô Quim teve boa oportunidade aos seis. Fernando Henrique cobrou infração em seu campo e, após disputa pelo alto, a bola sobrou para Minho, que tocou na saída do goleiro. Ela saiu à direita.
Aos 17, Guilherme Teixeira cruzou pela direita e Anderson Magrão cabeceou. A bola passou perto do travessão. Guilherme Teixeira, aos 25, bateu falta na entrada da área e mandou por cima do gol. O camisa 17, aos 40, tentou novamente em cobrança de falta, que saiu à esquerda. Geovany, aos 44, recebeu na área e finalizou colocado, na trave. No rebote, Erick Luís arrematou no lado de fora da rede. Michel, aos 47, pela direita, ainda teve tempo para um último chute. A bola foi para fora.
Michel, aos três minutos da etapa final, bateu escanteio e o atacante Breno Almeida, de cabeça, marcou seu sexto gol na competição, se igualando ao centroavante Anderson Magrão na artilharia quinzista. Também depois de cobrança de escanteio, aos sete, o lateral-esquerdo Dutra deixou tudo igual. Cesinha, aos nove, finalizou de fora da área e acertou o ângulo direito de Fernando Henrique, marcando o segundo. O Alvinegro Piracicabano, então, partiu para tentar o empate no Barão.
Minho, aos 12, ajeitou para Guilherme Teixeira na área. O meio-campista finalizou de pé direito e foi bloqueado pela defesa. Após bate e rebate na área, aos 14, Victor Pereira completou de direita e Sosa conseguiu evitar que a bola fosse ao gol, afastando por baixo. Paulinho, aos 25, próximo ao bico esquerdo da grande área, arrematou, a bola desviou na zaga e saiu. Guilherme Teixeira, aos 26, tocou de cabeça, Anderson Magrão completou, também pelo alto, e Paulo Vítor fez grande defesa.
Depois de cobrança de falta pela esquerda, aos 32, Anderson Magrão desviou pelo alto e a bola foi pela linha de fundo. Breno Almeida, aos 37, chutou colocado, no canto direito de Paulo Vítor, que deu um tapa na bola. O atacante Denílson aproveitou cobrança de escanteio aos 45 e, de cabeça, fez o terceiro. César, pela esquerda, aos 50, cruzou, a bola passou pelos jogadores dos dois times e Fernando Henrique mandou para escanteio. Paulinho, aos 53, ainda finalizou por cima do travessão.
Ficha técnica
Paulistão A2 Sicredi 2024 – 1ª fase – 15ª rodada
XV de Piracicaba 1×3 Rio Claro
Data: 16/03/2024
Horário: 15h10
Local: Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Gols: Breno Almeida aos 3’ 2/T (XVP); e Dutra aos 8’, Cesinha aos 9’ e Denílson aos 45’ 2/T (RCL)
Cartões amarelos: Gabriel Galhardo e Fernando Henrique (XVP); e Caíque, Gustavo e Fabinho (RCL)
Público total: 2.723
Renda: R$36.205,00
Árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
Árbitro Assistente 1: Gustavo Rodrigues de Oliveira
Árbitro Assistente 2: Denis Matheus Afonso Ferreira
Quarto Árbitro: Humberto José Júnior
Analista de Vídeo: Carlos Donizeti Pianosqui
XV de Piracicaba – Fernando Henrique; Michel (Caio Hila), Victor Pereira, Heverton e Bruno Santos; Gabriel Galhardo, Samuel Andrade (Paulinho) e Guilherme Teixeira (Daniel Costa); Breno Almeida, Minho (Maikinho) e Anderson Magrão (Lúcio Flávio) Técnico: Paulo Roberto
Rio Claro – Paulo Vítor; Caíque (Fabinho), Gustavo, Sosa e Dutra; Baraka, Peixoto e Cesinha (Nelsinho); Erick Luís (Rafa Marcos), Geovany (César) e Denílson Técnico: André Gaspar