(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba fez na manhã deste domingo, 24, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, a partida de ida das quartas de final do Paulistão A2 Sicredi, diante da Portuguesa Santista, que saiu na frente na disputa por uma vaga nas semifinais ao vencer por 3 a 2. A volta acontece na próxima quarta-feira, às 20h00, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba. Empate no placar agregado (ou seja, triunfo do Nhô Quim por uma diferença mínima) leva a decisão para os pênaltis.
O jogo
O XV chegou bem no primeiro minuto de jogo. Em lance que começou em cobrança de falta de Gilberto Alemão na barreira, a bola sobrou para Maikinho. O atacante finalizou à direita do gol. Os donos da casa abriram o placar aos quatro minutos, após Franco, na área, chutar e Bruno Moraes completar na sequência, depois de defesa de Fernando Henrique. Em seguida, Maranhão arrancou pela esquerda, invadiu a área e arrematou cruzado. O goleiro quinzista fez boa intervenção.
Mika, aos nove minutos, cobrou falta no meio de campo, Maikinho se antecipou à marcação e novamente ficou em boas condições para marcar, mas Wagner Coradin impediu o empate. Pouco depois, Guilherme Teixeira cruzou pela esquerda e Gilberto Alemão cabeceou por cima do travessão. Léo Santos, aos 23 minutos, bateu escanteio, Franco resvalou de cabeça e a bola passou pela área quinzista. Maranhão chegou a desviar na segunda trave e a bola saiu pela linha de fundo.
Guilherme Teixeira, aos 32, descolou bom passe para Maikinho, que concluiu no canto esquerdo do goleiro, para deixar tudo igual. Vinícios Andrade ficou com a sobra na entrada da área, aos 48, e finalizou com força. Heverton, de cabeça, interceptou. No minuto inicial do segundo tempo, Bruno Santos cruzou pela esquerda e a bola chegou até Breno Almeida, na entrada da área. O atacante chutou com força, de canhota, por sobre o gol. O time da casa ficou à frente de novo aos três.
Léo Santos cruzou pela direita e Maranhão fez cabeça. Guilherme Teixeira bateu escanteio aos 18 e Anderson Magrão ganhou pelo alto. Wagner Coradin deu um tapa de mão direita, desviando para escanteio. Minho fez boa jogada individual pela esquerda, aos 35, e a bola chegou até Daniel Costa na entrada da área. O camisa dez dominou, levou para o pé esquerdo e arrematou colocado, no canto direito do goleiro, anotando um belo tento e deixando o encontro empatado, mais uma vez.
Diogo Carlos, que havia acabado de entrar, aos 45, recebeu de Raul Mendes e, dentro da área, concluiu de canhota, no canto esquerdo. O próprio Diogo Carlos, aos 47, finalizou rasteiro, de fora, e a bola passou à esquerda do gol. Aos 49, Ygor Vinícius recebeu ótimo passe de Daniel Costa e tocou na saída do goleiro. A bola foi na trave. Antes do apito final, o Alvinegro Piracicabano ainda tentou em chutes de fora da área, de Minho e Daniel Costa, que pararam no arqueiro Wagner Coradin.
Ficha técnica
Paulistão A2 Sicredi 2024 – Quartas de final – 1° jogo
Portuguesa Santista 3×2 XV de Piracicaba
Data: 24/03/2024
Horário: 11h10
Local: Estádio Ulrico Mursa, Santos
Gols: Bruno Moraes aos 4’ 1/T e Maranhão aos 3’ e Diogo Carlos aos 45’ 2/T (PSA); e Maikinho aos 32’ 1/T e Daniel Costa aos 35’ 2/T (XVP)
Cartões amarelos: Vinícios Andrade, Kaio Cristian, Maranhão, Ítalo Henrique e Diogo Carlos (PSA); e Michel, Gabriel Galhardo e Bruno Santos (XVP)
Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Árbitro Assistente 1: Evandro de Melo Lima
Árbitro Assistente 2: Risser Jarussi Corrêa
Quarto Árbitro: Rodrigo Gomes Paes Domingues
Quinto Árbitro: Fausto Augusto Viana Moretti
VAR: Marcio Henrique de Gois
AVAR 1: Vitor Carmona Metestaine
Observador VAR: Renato de Carlos
Quality Manager: Douglas Perrone Katayama
Analista de Vídeo: Marcio Verri Brandão
Operador de Replay: Raul Holanda
Técnico de Garantia Estádio: Daniel Custodio
Assistente de Área de Revisão: Robson Custódio
Portuguesa Santista – Wagner Coradin; Vinícios Andrade (Douglas Dias), Vavá, Lucas Cunha e Kaio Cristian; Ítalo Henrique (Naílson), Franco e Lelê; Léo Santos (Raul Mendes), Maranhão (Diogo Carlos) e Bruno Moraes (Caíque) Técnico: Sérgio Guedes
XV de Piracicaba – Fernando Henrique; Michel (Samuel Andrade), Gilberto Alemão, Heverton e Bruno Santos; Mika, Gabriel Galhardo e Guilherme Teixeira (Daniel Costa); Breno Almeida (Ygor Vinícius), Maikinho (Minho) e Anderson Magrão (Everton Kanela) Técnico: Paulo Roberto