(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Mariana Kasten)
O atacante DNA XV Eric precisou de menos de dois minutos em campo na tarde do último sábado, 13, para marcar o gol que deu a vitória ao XV de Piracicaba diante do Grêmio São-Carlense, no Estádio Municipal Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos, pela quinta rodada da Copa Paulista Sicredi. O foco, porém, visando esse momento, de marcar seu primeiro gol como profissional, vem desde à sua chegada às categorias de formação do clube, que aconteceu há três anos, no Sub-20.
“A sensação é maravilhosa. Primeiramente, agradeço a Deus, porque sem Ele não teria acontecido nada disso. Sempre, toda honra e glória a Ele”, descreveu o jogador, de 20 anos, que defendeu o Nhô Quim em três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, marcando cinco gols e ajudando a equipe a avançar de fase em todas elas. Inclusive, por duas vezes, Eric teve Leandro Samarone como técnico no torneio de base de maior visibilidade do país, o que se repete agora, no profissional.
“Isso me ajuda bastante, pois, devido à essa convivência com ele, já sabia o estilo de jogo que ele gosta de utilizar, o que ele espera dos atacantes. Cada treinador tem sua forma de trabalhar, e o fato de ter atuado com ele no Sub-20 fez com que eu estivesse adaptado ao jeito dele”, analisou o atleta, que prorrogou recentemente seu contrato com o clube, assim como demais jogadores DNA XV: o lateral-esquerdo Gabriel Augusto, o zagueiro Luís Acevedo, o volante Iago e o meia Serginho.
“Eu tinha essa vontade, até porque o XV contribuiu muito comigo. Espero fazer um ótimo campeonato, ajudando a equipe a conquistar os seus objetivos. Essa renovação foi bastante significativa para mim, que possuía esse desejo de atuar no profissional”, externou Eric. Outro motivo de alegria para o atacante é o fato de o Alvinegro Piracicabano ter conquistado dois triunfos consecutivos na competição, que lhe renderam a vice-liderança do grupo 3, com sete pontos.
“Graças ao time, à comissão técnica, conseguimos somar três pontos fora de casa, o que foi muito importante. Estamos concentrados e seguiremos treinando forte, diariamente. Tivemos duas vitórias e a intenção é manter essa boa sequência, em busca das nossas metas”, disse. “Fico feliz em participar desta forma na vida dele. Esse gol foi importante para ele, para a carreira dele, para a família dele, e para o nosso torcedor, que acredita nos atletas vindos da base”, falou Samarone.
“Isso serve também para os outros, que aqui estão e que ainda virão, para darmos continuidade com esse trabalho de os lançarmos, com propriedade, com eles colaborando e correspondendo com a camisa do XV de Piracicaba. Graças a Deus, eu marquei positivamente na profissão dele. Não tinha e não tenho dúvidas de que o Eric será um grande atacante, mas temos que ter paciência, não só com ele, com todos os meninos, os ajudando e cobrando ao mesmo tempo”, concluiu o treinador.
O Nhô Quim folga na rodada deste fim de semana pela Copa Paulista Sicredi 2024, que marca a abertura do returno, e volta a campo, de maneira oficial, no próximo dia 27 (sábado), às 15h00, diante do Rio Claro, no Estádio Municipal Dr. Augusto Schimidt Filho, em Rio Claro. Para manter o ritmo do elenco, o Alvinegro Piracicabano realizará um jogo-treino com a Internacional de Limeira, na manhã desta sexta-feira, às 9h30, no Estádio Municipal Major José Levy Sobrinho, em Limeira.