
A semana foi especial para o XV de Piracicaba e suas categorias de formação. Depois de Samuel Andrade, Erison marcou seu primeiro gol como profissional. O atacante fez de cabeça, aos 42 minutos do segundo tempo, o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Atibaia, até então invicto no Paulistão A2, na tarde deste sábado, 8, no Décio Vitta, em Americana. Com este resultado, o Alvinegro chegou aos cinco pontos e subiu da 14ª para a 11ª posição. O próximo desafio será na quarta-feira, às 20h00, contra o Rio Claro, em Piracicaba, pela sexta rodada do estadual.
O jogo
O XV precisou lidar com a saída do volante Bruno Lima, devido à uma contusão muscular, logo aos cinco minutos. Sem outro atleta da posição entre os suplentes, o técnico Tarcísio Pugliese optou pela entrada do atacante Marcelinho, recuando o meio-campista Filipe Cirne. Com isto, o Alvinegro Piracicabano precisou se reajustar em campo e o Atibaia chegou algumas vezes nos instantes iniciais, principalmente com o atacante Daniel, como aos 13 minutos.
O camisa 11 finalizou de dentro da área e Mota defendeu. A resposta veio aos 26 minutos. Marcelinho fez jogada individual pela ponta direita e cruzou. A bola passou à frente de Gustavo, levando perigo. Aos 36, Caio Mancha recebeu de Robertinho em profundidade, dominou no peito, mas não conseguiu chutar forte de pé direito. O Atibaia teve a melhor chance aos 46 minutos, quando Daniel limpou a marcação e ficou de frente para o gol. O arremate foi por cima.
Aos seis minutos da etapa final, Daniel Costa bateu escanteio e Diego Jussani cabeceou para fora. Filipe Cirne quase surpreendeu Gustavo aos 17 minutos. Robertinho arremessou lateral na área, o meio-campista dominou no peito e mandou de calcanhar. A bola passou perto da trave direita. Danilo, aos 18 minutos, foi lançado e, de dentro da área, obrigou Mota a trabalhar novamente. A finalização saiu rasteira e o goleiro quinzista segurou.
Ronaldo, aos 36 minutos, chutou forte de pé direito e Mota espalmou para escanteio. Assim como ocorreu na noite da última quarta-feira, quando o Nhô Quim eliminou o Londrina, no Barão da Serra Negra, e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil, o gol da vitória saiu de um atleta vindo das categorias de formação do clube. Daniel Costa (outro da base, no entanto já experiente) cobrou falta lateral e Erison fez de cabeça, o seu primeiro como profissional.
Ficha técnica
Paulistão A2 – 1ª fase
5ª rodada
Atibaia 0x1 XV de Piracicaba
Data – 08/02/2020
Horário – 15h00
Local – Estádio Décio Vitta, Americana
Árbitro – Humberto José Júnior
Assistentes – Eduardo Vequi Marciano e Guilherme Holanda Moura Lima
Quarto árbitro – João Batista do Nascimento Avelino
Avaliador de campo – Roberto Pinelli
Gol – Erison aos 42’ 2/T (XVP)
Cartões amarelos – Djalma, Danilo, Wallace e Thiago (ATI); e Diego Jussani, Samuel Andrade e Bruno Lima (XVP)
Cartões vermelhos – Wesley Silva (treinador de goleiro) e Wilson Júnior (ATI)
Atibaia – Gustavo; Vinícius, Everton, Wesley e Willian; Thiago, Djalma (Gian) e Danilo; Judson (Dudu), Daniel (Wallace) e Ronaldo Técnico: Wilson Júnior
XV de Piracicaba – Mota; Jefferson Feijão, Diego Jussani, Paulão e Robertinho; Bruno Lima (Marcelinho), Samuel Andrade e Daniel Costa; Filipe Cirne (Gilberto Alemão), Kadu Barone e Caio Mancha (Erison) Técnico: Tarcísio Pugliese