(Foto: Vitor Prates. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba concluiu na manhã desta sexta-feira, 13, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, sua preparação visando a estreia no Paulistão A2 Kia 2023, marcada para às 19h00 deste sábado, diante do Noroeste, no estádio Doutor Alfredo de Castilho, em Bauru. Foram praticamente dois meses de trabalhos intensos e movimentações de bastidores para deixar o elenco o mais preparado possível neste início de disputa para retornar à elite estadual.
“Nós iniciamos a fase de pré-temporada com algumas saídas de atletas que foram titulares na última Copa Paulista e começamos essa remontagem da equipe, o que não é fácil, mas faz parte do processo. Cabe a nós buscarmos peças de reposição e foi o que fizemos”, comentou o treinador Cléber Gaúcho, que segue no comando técnico do Nhô Quim depois de conquistar o bicampeonato da Copa Paulista. Foram 15 contratações feitas pelo Alvinegro Piracicabano.
Chegaram durante esse período: os goleiros Alan e Leonardo; o lateral-esquerdo Erick Daltro; os zagueiros Léo Santos e Rodolfo Mol; os volantes Alex Nagib, Guilherme Amorim e Lúcio Sena; os meio-campistas Bruno César e Matheus Melo; e os atacantes Jhonatan Marino, Lucas Xavier e Mateus Anderson. Completam a lista o atacante Gleyson, que já deixou o plantel quinzista, e o seu companheiro de posição, Iacovelli, que estava no Flamurtari Vlore da Albânia.
Cléber Gaúcho analisou, ainda, as atividades comandadas durante a fase de pré-temporada. “O trabalho em campo foi altamente benéfico. Conseguimos rapidamente introduzir nossos conceitos, dentro daquilo que fizemos anteriormente, e os jogadores que chegaram, aos poucos, foram assimilando, o que gerou uma produção crescente ao longo do caminho e nos deixou bastante contentes”, afirmou o técnico. Houve seis jogos-treino nesse processo.
Três deles aconteceram no Barão da Serra Negra (empate em 0 a 0 com a Caldense, revés de 2 a 1 para o Audax e vitória por 1 a 0 sobre a Matonense) e outros três fora de casa (empates em 0 a 0 com Matonense e Internacional de Limeira e vitória por 4 a 1 contra o Ituano). “Tivemos também uma progressão muito boa nessas partidas. Então, de toda forma, vemos como altamente positiva essa nossa preparação para a estreia na A2”, externou o treinador.
Reforço
Como citado anteriormente, o atacante Iacovelli é um dos reforços contratados pelo Nhô Quim. O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira. Matheus Felipe Camargo Iacovelli está com 24 anos e é natural do Rio de Janeiro. Começou nas categorias de base do Flamengo, de onde seguiu, ainda na base, para o Palmeiras.
Na sequência defendeu Estoril e Real SC de Portugal, Paraná (em duas passagens), Operário/MS, FC Lviv da Ucrânia, Betim, Azuriz, Catanduva e Gama, antes de chegar ao Flamurtari Vlore da Albânia. Os profissionais do departamento de futebol do Alvinegro tratam dos detalhes burocráticos para regularizar a situação do atleta em breve.