I João 4.18 “No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor”
O medo está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Existem vários níveis de medo, desde a noção de perigo diante de algum risco, até o complexo, pavor, fobia ou síndrome do pânico. O medo sempre é baseado num exagero ou numa mentira de satanás para aprisionar as pessoas. Por isso é preciso desmascarar estas mentiras com a verdade da Palavra de Deus, que liberta (João 8.32).
Alguns tipos de medo são:
–Simples: medo de insetos, de chuva, do escuro, etc.;
–Contextual: assaltos, acidente de trânsito, de uma doença, etc.;
–Sentimental: decepção amorosa, lembranças do passado, do futuro, etc.;
–Espiritual: da morte, de pessoas que já morreram, fantasmas, etc.;
O medo é algo natural ao ser vivo como senso de sobrevivência, mas não pode dominar a pessoa. Contudo, não nascemos com medo de coisas que não conhecemos. Na verdade, o medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.
Como vencer o medo?
1- Confiando na Palavra de Deus: Isaías 41.10
A Bíblia traz a expressão “não temas” 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano. Toda vez que Deus se comunicava com seus servos pessoalmente ou por um anjo, iniciava sua conversa com esta expressão.
Grandes homens de Deus como Josué, basearam toda sua vida confiando na Palavra de Deus que ecoava em sua mente “não temas” (Josué 1.9) e por isso foi vitorioso em todas as suas batalhas.
Não ter medo é uma questão de confiar na Palavra de Deus que promete proteção, segurança e consolo. Uma pessoa sozinha tende a ter medo facilmente, mas se estiver bem acompanhada não teme. Por isso Jesus nos prometeu que “eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20).
Você tem confiado na Palavra de Deus?
Confie nas promessas do Senhor para sua vida
2- Buscando a Deus em Oração: II Reis 6.15-19
O profeta Eliseu orou por Geasi quando este ficou cheio de medo percebendo que estavam cercados de inimigos. Imediatamente Geasi enxergou um exército de Deus guardando sua vida e também Eliseu. Quando teve esta visão espiritual, Geasi perdeu todo o medo e passou a confiar em Deus.
Através da oração podemos pedir a Deus o discernimento espiritual para perceber a proteção garantida do Senhor sobre nossas vidas. Na oração sentimos a presença do Senhor mais perto de nós e o medo é vencido pela certeza de proteção do Senhor.
Você tem buscado a Deus em oração?
Ore a Deus e confie na Sua proteção!
3- Recebendo o Espírito Santo:João 20-19-22
Após sua ressurreição, quando Jesus surpreendeu seus discípulos com uma aparição surpresa, encontrou-os cheios de medo. Por isso, o Senhor Jesus disse duas vezes “paz seja convosco” e para fortalecer “soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (v.22). A alegria tomou o lugar do medo e a presença do Espírito Santo em suas vidas seria a garantia de que poderiam vencer o medo.
O medo surgiu junto com o pecado quando o homem abandonou a Deus, se escondendo de sua presença (Gênesis 3.8), mas quando a pessoa aceita a Jesus e recebe o Espírito Santo, não sente-se mais sozinho e tem a confiança que precisa para vencer o medo.
Você já recebeu o Espírito Santo?
O poder do Espírito Santo te protege do medo!
II Timóteo 1.7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”
o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.
a palavra de Deus nos traz confiança,
obrigado por me ajudar, com suas postagens.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
2 Comentários
o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.
a palavra de Deus nos traz confiança,
obrigado por me ajudar, com suas postagens.
obrigada vc por nos ajudar a compartilhar a palavra de Deus.
Seja forte no espirito ,que as bençãos do senhor te alcance