86
FUTEBOL PAULISTA
No masculino Palmeiras e Corinthians ficam entre os quatro melhores e no feminino Brabas do Timão conquistam taça
Os clubes paulistas marcaram presença nas fases finais das principais competições internacionais com campanhas de destaque em 2023. No futebol masculino, Palmeiras e Corinthians ficaram entre os quatro melhores clubes do continente na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, respectivamente, enquanto o Corinthians levou o título da Libertadores Feminina.
No futebol masculino, o Palmeiras chegou a sua quarta semifinal consecutiva e igualou o recorde do Santos de Pelé. Até então, o clube da Vila Belmiro era o único brasileiro a atingir a marca entre 1962 e 1965. Das quatro semifinais disputadas, o Alvinegro Praiano se sagrou bicampeão em 1962 e 1963.
No futebol feminino, a presença dos clubes do estado foi ainda mais marcante. No torneio disputado na Colômbia, Palmeiras e Corinthians chegaram até a final da competição, e em jogo único, as Brabas do Timão conquistaram a Copa Libertadores Feminina pela quarta vez.
Com a conquista, o Alvinegro se tornou o maior campeão da competição, ultrapassando o São José, que coleciona três taças. Além disso, os outros dois times com mais títulos do torneio também são paulistas. Santos e Ferroviária conquistaram a América duas vezes.
Para 2024 a expectativa permanece alta, com sete clubes paulistas já confirmados para as competições internacionais. O Red Bull Bragantino se classificou para a Pré-Libertadores e busca seu lugar na fase de grupos da competição ao lado dos campeões nacionais Palmeiras e São Paulo. Na Copa Sul-Americana, o Corinthians garantiu seu lugar no torneio pelo segundo ano consecutivo e busca o primeiro título da competição.
No feminino, com a conquista da Libertadores e do Brasileirão, as Brabas do Timão confirmaram presença na Copa Libertadores Feminina 2024 e de quebra abriram vaga para o Santos (terceiro colocado do brasileiro) conforme o regulamento da competição prevê. Vice-campeã brasileira, a Ferroviária também garantiu sua presença no torneio.
(CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/CORINTHIANS) / Federação Paulista de Futebol