Home Falando com Deus REFLETINDO NO SALMO 139

REFLETINDO NO SALMO 139

por Sônia Alves
Salmo 139 trata sobre uma prece de Davi, com a demonstração da sua entrega e esforço para que o Criador o ajude a caminhar sempre em boas estradas,colhendo também bons frutos que renovarão a fé.
Salmo nos traz a mensagem da sabedoria do Senhor, tendo em vista como Ele se relaciona com seus fiéis, por isso relata muito as atitudes de um servo fiel e principalmente como deve ser as intensões daqueles que colocam a Deus sobre todas as coisas.
Dos versículos de 1 à 5 relata a confiança de Deus com seus servos e de como Ele conhece todos os pensamentos e desejos de todos no seu mais profundo. Por isso, é citado a palavra intimidade. Mas logo no versículo 5 explica que esse conhecimento de Deus, não serve para condenar aqueles que abrem os corações para a , mas Ele ajuda aqueles que querem encontrar o caminho certo sempre.
No versículo 6 quando ele cita “tal ciência” para indicar o relacionamento íntimo e piedoso de Deus com seus filhos. O Senhor entende os pensamentos de todos, e tem piedade e misericórdia com aqueles que erram, por isso o amor de Deus passa da compreensão humana.
Já no 7, a pergunta que aparece simboliza o desafio de Davi de fugir da presença de Deus. Mas, em nenhum momento ele consegue passar despercebido pelo Senhor. Por isso, a fuga se torna como uma celebração da graça de Deus e de como Ele defende e acompanha seus filhos.
Nos versículos 8 e 9 aliviam-se os fiéis mostrando que não existe lugar que deixe um filho longe de Deus, assim não importa onde estiver nunca se sentirá abandonado ou distante Dele.
Nos versículos 10 ao 12 onde aponta-se a proteção de Deus, – diz que Ele tem o poder de transformar qualquer treva em luz – porque para aqueles que acreditam na  resplandecem em Deus.
Dos versículos 13 ao 16 há a gratidão pela vida, e principalmente por uma das obras mais lindas de Deus: o ser-humano e o seu poder de ter descendência. Por isso, esses versículos mostram a formação de uma vida no ventre de uma mãe, sendo algo maravilhoso e de grande mistério.
Continuando a gratidão  e o esplendor descritos nos versículos acima, no 17 e 18 falam-se também sobre os pensamentos, os quais precisam ser objeto constante de admiração e devoção, porque a vida é inteiramente inexplicável mas todos somos capazes de sentirmos o amor de Deus e nos encontrarmos através dEle.
Do 19 ao 21 é desejado um mundo onde as pessoas sejam generosas e que não façam somente o mal ou a destruição, pois isso afastam os homens de Deus.
Assim o versículo 22 continua com palavras de carga muito forte, mas se olharmos para o ponto de vista de um salmista (de Davi), vemos a ação de um inimigo de Deus que é visto por ele com muita indignação e abominação.
E para finalizar  deparamos com os últimos versículos 23 e 24 onde é pedido para que Deus sempre o guie e possa limpar todos os sentimentos ruins que o rodeia para que sempre reine a vida eterna em seu coração.
Lembrando que quem escreveu o Salmo 139 foi Davi, e ele traz em suas palavras grandes reflexões do ponto de vista de um fiel e principalmente daquele que coloca todos os seus sonhos apoiados no amor de Deus. Percebe-se assim nesses versículos que a  é o melhor caminho que se pode escolher, pois o Pai estará com todos sempre que for necessário.
0 Comentário(s)
0

Você pode gostar

Deixe um comentário