Home Esporte Preparação física da Francana foca em melhorar potência e força dos atletas;

Preparação física da Francana foca em melhorar potência e força dos atletas;

por Nilton Castelo
Com a classificação antecipada, a comissão técnica da Francana trabalha com alguns aspectos para dar resultado na próxima fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. A parte física é uma preocupação que já vem sendo trabalhada. Desde o começo desta semana, o preparador físico Paulo Sérgio vem dando treinos aos jogadores para que eles aumentem a força e a potência.
Essa preparação é desenvolvida a partir de um planejamento feito dentro da comissão técnica e discutido com o treinador Alexandre Ferreira, o assistente técnico Leonardo Santin e o preparador de goleiros Lindomar Antonio, o Baiano, além de receber suporte do auxiliar de preparação física Guilherme Henrique Freitas Cintra. Os atletas que sentem algum incômodo ainda recebem cuidados do massagista Adilson Heleno.
Paulo Sérgio explica o que está sendo desenvolvido a partir da atual etapa da competição. “Foco do trabalho físico para a segunda fase já começou. Nesta semana que não vamos jogar na competição, trabalhamos algumas características que acredito que podem ser melhoradas, principalmente a força e a potência dos atletas. Isso envolve academia, exercícios no campo”, detalha.
O preparador físico ressalta que esse tipo de treino ainda ajuda a reduzir as lesões. “Aumentar a força dos jogadores vai também acarretar em outras melhorias, principalmente envolvendo a questão de lesões. Queremos evitar que eles fiquem lesionados”, aponta.
Atualmente, só o lateral esquerda Picuíra está no departamento médico fazendo tratamento com o fisioterapeuta Odilon Garcia, na Clínica Body Zone. Ele sofreu estiramento dos adutores da coxa esquerda e pode ser liberado para jogar na segunda fase.
Entre os demais do elenco, a condição física está boa. Mesmo os que estão sempre jogando como titulares não apresentam problemas de lesão. “Hoje, nenhum atleta apresenta problemas de lesão por conta de acúmulo de jogo, o que vai de encontro ao que estamos buscando nos trabalhos”, analisa Paulo Sérgio.
O preparador físico comenta também que a questão de viagens mais longas na próxima fase é algo que já está sendo observado pelo clube. “Com relação às viagens que deveremos fazer na segunda fase, existe toda uma logística envolvida. Vamos ficar atentos também com relação à alimentação, horário dessa alimentação, horário da viagem. Com relação aos hotéis, hoje a diretoria tem oferecido o que há de melhor para todo o elenco. Isso auxilia muito, somado à alimentação e à suplementação que é oferecida a esses atletas”, acrescenta Paulo.
Conforme ele, apesar das condições do plantel, ainda existem passos a serem dados no sentido de evolução física. “Os jogadores ainda não estão no ápice, mas estamos trabalhando para que eles cheguem lá. O que é falado dentro da comissão técnica é que sempre precisamos buscar mais. Então sempre queremos ficar um nível acima do que estamos”, finaliza.
A Francana volta a jogar no Campeonato Paulista da Segunda Divisão em 16 de junho, no Lanchão, às 10 horas, contra a Inter de Bebedouro. Nesta primeira fase ainda haverá mais duas partidas: dia 23 de junho contra a Matonense, no Lanchão; e no dia 30 dejunho, contra o Catanduva FC, fora de casa.
Créditos: Rodolfo César
0 Comentário(s)
2

Você pode gostar

Deixe um comentário