131
COPA PAULISTA
A Portuguesa Santista superou o XV de Piracicaba, por 1 a 0, no Barão de Serra Negra, em Piracicaba, na tarde deste sábado (30) e chegou à decisão da Copa Paulista.
O primeiro embate entre as equipes, que aconteceu no estádio Ulrico Mursa, em Santos, terminou empatado em 1 a 1, deixando a classificação em aberto para o segundo jogo.
Com o avanço selado, a Portuguesa Santista vai jogar o Brasileirão da Série D ou a Copa do Brasil de 2024, a depender do resultado da final e também da decisão do vencedor. O rival do time que disputará o título sai ainda neste sábado, em São José dos Campos, que acontece entre São José e Grêmio Prudente.
O animado Barão de Serra Negra teve seu apito inicial diante de muita disputa, em um confronto que valia calendário nacional em 2024 para um dos dois times, além da chance de jogar a decisão do campeonato. A primeira oportunidade boa do jogo foi com o XV chegando em roubada de bola de Vitor Braga. O meia lançou Matheus Melo, que conseguiu um belo drible na marcação e finalizou de bico, mas Wagner Coradin foi seguro para fazer a defesa.
Com 34 ºC em Piracicaba e muita intensidade no duelo que valia muita coisa para os dois lados, o árbitro Thiago Luis Scarascati fez uma primeira pausa para hidratação com apenas 15 minutos de jogo. A segunda parte do primeiro tempo passou a ser mais de preservação e muitos embates físicos, até que uma segunda parada técnica aconteceu aos 32 minutos.
Pelo lado esquerdo, Maikinho e Foguinho ditavam as principais criações do XV de Piracicaba, e que geraram a maior chance de gol do primeiro tempo. Uma tabela entre os dois criou espaço para Maikinho cruzar rasteiro. A bola atravessou a área e chegou em Artur, que finalizou firme, mas Wagner Coradin cresceu para salvar a Portuguesa Santista.
Aos 50 minutos, Artur teve mais uma oportunidade em cobrança de falta de longe. O atacante soltou uma paulada do meio do caminho e com dificuldade o goleiro adversário conseguiu espalmar para o lado, garantindo que o intervalo chegasse antes de um gol piracicabano, que amadurecia a cada oportunidade.
O segundo tempo começou novamente bastante brigado, mas sem grandes oportunidades. A primeira delas aconteceu aos 18 minutos, e foi também a primeira grande chance da Portuguesa Santista, que construiu em velocidade pelo lado esquerdo, com Kaio. O lateral tocou para Franco levar para a linha de fundo e cruzar fechado para Anderson Magrão vencer a marcação no alto e cabecear por baixo do braço do goleiro adversário, abrindo o placar para o time visitante.
Depois que sofreu o golpe, o XV de Piracicaba demorou para se ajustar no segundo tempo e sofreu psicologicamente em ter que se ver atrás do placar. O time acelerou as construções e tentou modificar o ritmo do jogo a fim de reverter a derrota, mas mais se desorganizou do que qualquer outra coisa, e acabou sendo eliminado da Copa Paulista em casa.
CRÉDITO: MARIANA KASTEN/AGÊNCIA PAULISTÃO / Federação Paulista de Futebol