Home Falando com Deus PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS;

PELAS SUAS PISADURAS FOMOS SARADOS;

por Sônia Alves
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53:5
É Isaias 53:5 Uma promessa de cura para todos que acreditam em Cristo?
No capítulo anterior é possível notar em Isaías 52:13-15 um contexto de servo sofredor, que foi morto em nome daqueles que confiam nEle e diz:
Assim como houve muitos que ficaram pasmados diante dele; sua aparência estava tão desfigurada, que ele se tornou irreconhecível como homem; não parecia um ser humano; Isaías 52:14
É com essa linha de raciocínio que chegamos em Isaías 53, onde lemos sobre Jesus Cristo:
Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima. Isaías 53:3
Então, a menos que entendamos o contexto de Isaías 53:5 para que possamos ser curados pelas suas pisaduras, arriscamos a tirá-lo do contexto, o que acontece ainda hoje com bastante frequência.
O contexto é a chave para o entendimento e nenhum versículo deve estar sozinho para uma crença doutrinária. O texto retirado do contexto pode se tornar apenas um pretexto…!
Curado de Quê?
Ao ler Isaías 53, fica claro que, Jesus foi desprezado, rejeitado, um homem de dores (v.3), veio suportar nossas tristezas, foi considerado afligido por Deus (V.4), foi esmagado por nossas iniquidades, e por Seu castigo, temos paz com Deus (v.5c; Rom 5:1), e foi por Suas feridas que estamos curados (v. 5d), mas Curado de quê?
A resposta vem nos versículos seguintes, quanto aos nossos pecados que “o Senhor colocou sobre Jesus Cristo” (v. 6), ou “fez dEle uma oferta de culpa” (v. 10), que na verdade é a nossa culpa!
Então, Jesus Cristo:
…porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:12b.
Jesus carregou nossos pecados. Ele fez a própria vida um resgate pela nossa (Marcos 10:45), e derramou o sangue de Sua vida como uma oferta agradável a Deus, agora pare por um instante e pense, foi todo esse sofrimento simplesmente para nos curar de enfermidades ou tirar nossa dor?
Se você olhar para este versículo que diz “pelas suas pisaduras fomos sarados” e os outros versos desse contexto, você pode ver que ele se encaixa perfeitamente no contexto do nosso ser redimido por Cristo e comprado Pelo precioso sangue do Cordeiro de Deus (1 ° Pedro 1:19).
Curas
Deus pode curar? Claro, ele é Deus.
Isaías 53 significa que todos os que declaram ou afirmam Jesus Cristo como verdadeiro serão curados?
Sinto que muitos outros fizeram isso e se sentiram culpados quando não são curados. Eles sentem que era a falta de fé ou que Deus não ouviu nem respondeu, e alguns sentem que Deus os abandonou, o que é contrário à Escritura (Hb 13: 4).
Paulo orou três vezes, mas Deus lhe disse que era para mantê-lo humilde e dependente de Deus. Na sua fraqueza, Paulo pôde mostrar a força de Deus através de Cristo (Filipenses 4:13).

Ele sabia que não poderia fazer nada sem Cristo (João 15:5).

Timóteo teve problemas de estômago e “doenças frequentes” (1 Tim 5:23), então, por que Paulo não colocou as mãos sobre ele e orou para que ele fosse curado?

Em um caso, Epafrodito “esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. Filipenses 2:27”

Deus pode curar, mais do que isso Deus de fato cura e realiza milagres extraordinários no corpo humano, mas com certeza Isaías 53 não pode ser utilizado como um direito adquirido de alguém que deseja ser curado de alguma enfermidade.

Se não entendemos Isaías 53:5 em seu próprio contexto, podemos nos tornar muito decepcionados e desiludidos por Deus.

Também é triste porque Isaías 53 é um dos capítulos mais poderosos da Bíblia.

Ele fala do propósito de Jesus em chegar a esta terra e o sofrimento que Ele suportou em nosso lugar.

Podemos ser curados … mas deve ser a vontade de Deus. É-nos dito que oremos pela vontade de Deus na terra, como é feito no céu, e por isso devemos confiar na vontade de Deus, mesmo que isso signifique não sermos curados nesta vida.

A cura mais importante é a nossa cura espiritual, onde finalmente temos paz com Deus (Rom 5: 1), e por causa de Jesus Cristo, não há mais condenação (Rom 8,1).

 

6 Comentários
1

Você pode gostar

6 Comentários

Gustavo 11 de maio de 2021 - 12:46

O que você tem que ter noção nessa passagem é que a vontade de Deus está expressa aí, suas pisaduras nós sararam, assim como um dos sinais dos que crêem é curar os enfermos e também que devemos manifestar o reino de Deus, basicamente manifestar o céu na terra, e no céu não há doença. Tenha convicção disso, agora também por não conhecermos achamos que a palavra mente ou que não é para todos, o que posso citar aqui rapidamente é que o povo de Deus é destruído por falta de conhecimento, há coisas na sua vida que muitas vezes que não deixam o Senhor na sua vida, sobre isso vejo que o tipo de caso
mais frequente onde Deus fica impossibilitado de curar é caso a pessoa se recuse a perdoar, pois a cura é perdão, logo para receber a cura temos que perdoar, e quem nos capacita a isso é o próprio Espírito Santo. Pede e será concedido! O dedo de Deus vai lhe tocar e curar suas feridas, vai lhes levar a toda verdade e entendimento, em especial para confessar pecados cometidos por seus antepassados. É um processo, as pessoas tem cativeiros diferentes e em níveis diferentes, só com o agir do Espírito Santo para você saber o que fazer. Ele é o consolador e ajudador.

Reply
Carmen Martisn 10 de julho de 2021 - 15:43

A nossa cura é a vontade de Deus. Não concordo de orar com a dúvida de que Deus quer ou não quer nossa cura.

Reply
Plinio Monteiro 24 de julho de 2021 - 18:03

Sei que Deus é o Sumo bem e que o melhor para nós. O mal não prospera diante da presença do Senhor. Deus não deseja, não se alegra e nem favorece o mal e nem a dor, a doença, o sofrimento e a morte. Ele deseja a nossa cura, porém, o mais importante é a cura da alma, a cura espiritual. Da cura espiritual depende a cura física. Não há verdadeira cura se a alma está doente pelo pecado, pelo ódio e pela falta de fé e de perdão. Quando oramos pela cura de alguém, não sabemos se ela ocorrera da forma como queremos. Só Deus sabe e age como ele quer, visando sempre o melhor para a pessoa. Muitas vezes a alma é curada mas a doença física permanece ainda por algum tempo para que a pessoa progrida na humildade, na fé, na paciência, na perseverança, na santidade. Ou simplesmente, ainda não é o Kairós. Isso não é e nem deve ser jamais, motivo para ficarmos tristes ou decepcionados com Deus. Pelo contrario, devemos ficar jubilosos e agradecidos, pois Deus está cuidando de nós com o seu misericordioso amor e tudo vai acontecer no momento mais oportuno para a nossa vida terrena e principalmente para a nossa salvação eterna

Reply
Luiz Roberto Barbosa 26 de agosto de 2021 - 21:16

Explicação maravilhosa, respostas maravilhosas dentro da Palavra de Deus a nós revelada. Grato.
26/07/2021

Reply
Luiz Roberto Barbosa 26 de agosto de 2021 - 21:26

26/08/2021*

Reply
Luiz Roberto Barbosa 26 de agosto de 2021 - 21:27

*26/08/2021

Reply

Deixe um comentário