Home Falando com Deus MAMÃES MULTIPLIQUEM A HERANÇA QUE RECEBERAM DO SENHOR;

MAMÃES MULTIPLIQUEM A HERANÇA QUE RECEBERAM DO SENHOR;

por Sônia Alves
Herança é algo valioso que deixamos aos que mais amamos, geralmente aos filhos. É aquilo que conquistamos com o nosso trabalho, ou herdamos de nossos pais ou de pessoas que queriam o nosso bem. Mas, seja o que for, é o melhor que temos para dar. Pode nem ter valor financeiro, mas é muito importante e precioso pelo valor sentimental.
As pessoas de bem deixam herança. As pessoas de bem, por mais pobres que sejam, têm algo a dar aos seus queridos: um conselho, um ensinamento, um abraço, um sorriso, ou pelo menos, a vida que têm.
Ao ler provérbios 13.22, tenho a impressão que Deus está revelando a si próprio nesta Palavra: Ele, uma pessoa de bem, ou melhor, o bem em pessoa, está dizendo que também tem uma herança para os seus filhos, e para os filhos dos seus filhos também.
Poderíamos enumerar muitas coisas como sendo herança do Senhor para nós. E como Davi, poderíamos ir direto ao ponto e declarar: “Tu és a minha porção e a minha herança; não tenho necessidade de mais nada. Como é linda a minha herança”(Sl 16). E isto seria totalmente verdadeiro.
Mas há algo que Deus declara em sua Palavra que eu gostaria que meditássemos neste dia dedicado às mães. Está no Salmo 127.3-5: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles!” (NVI).
É interessante atentarmos, e eu convido as mães a olharem com carinho para esta herança, para este bem, para este tesouro que o Senhor colocou em nossas mãos: nossos filhos. Muitas vezes os vemos como problemas e não como bênçãos. É como se tivéssemos herdado dívidas de alguém e não seus bens. Mas não é assim que Deus vê. Não foi isto que ele idealizou ou sonhou para nós.
O Senhor declara neste Salmo que o homem que tem muitos filhos é feliz. Eu creio que ao criar a família (pai, mãe e filhos), Deus quis compartilhar conosco um pouco da sua alegria e do seu prazer pessoal. Em Gênesis 1.26-28 vemos o propósito eterno e imutável de Deus sendo declarado à humanidade: uma família de muitos filhos. Com isso Deus queria que experimentássemos a bênção e a alegria da multiplicação de nossos semelhantes (carne da nossa carne, osso dos nossos ossos); queria que vivenciássemos a bênção da mutualidade: amar e ser amado, perdoar e ser perdoado, dar e receber, acolher e ser acolhido. Deus queria uma humanidade inteira de filhos com a sua natureza santa.
Sabemos que isto não foi possível por causa do pecado: a opção do homem em se independer de Deus, deixar de ser família e governar-se a si próprio. Mas isto não mudou o propósito de Deus: fez apenas que enviasse Jesus, seu filho unigênito, que deu sua vida em favor de todos os que quiserem ser adotados na sua família. E hoje, estamos aqui: adotados na família, enxertados na Oliveira, o “não-meu-povo” agora povo de Deus. E para quê? Para experimentarmos em vida, nas nossas casas, com nossas famílias, na vida da igreja, com os irmãos em Cristo, a bênção do propósito de Deus, sermos uma família com a sua natureza.
É isso que o Senhor espera de nós. É isso que Ele deseja de vocês mamães: que vocês multipliquem a herança que receberam dele. Que cooperem com Ele e estes filhos de vocês se tornem em filhos dele, em pessoas com a sua semelhança e a imagem de Jesus. Filhos que viverão eternamente na presença do Pai, desfrutando dele e de sua Glória. Se é verdade que a igreja nas casas é a igreja idealizada por Deus, é igualmente verdade que as mães têm um papel importantíssimo nesta igreja: o de ensinarem os filhos no caminho em que devem andar, como cooperadoras, ajudadoras idôneas, igualmente capacitadas, assim como os papais.

Você pode gostar

Deixe um comentário