Home Diversos Equipe do Detran/SP acompanha operação integrada Emdec/PM em Campinas

Equipe do Detran/SP acompanha operação integrada Emdec/PM em Campinas

por Nilton Castelo

Blitz identificou 30 infrações de trânsito na Heitor Penteado, nesta segunda (14/04)

Uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) acompanhou a operação integrada de fiscalização envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Polícia Militar (8° Batalhão da Polícia Militar do Interior 8º BPMI) nesta segunda-feira, 14 de abril. A blitz foi realizada na pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, após a rua Vital Brasil.

O objetivo foi acompanhar os procedimentos adotados pelo município durante as abordagens e observar a interação entre as equipes da Emdec e das forças de segurança.

Integraram a comitiva do Detran/SP o assistente de fiscalização, David Maurício Janetti, e o agente estadual de trânsito, André Luiz dos Santos. O acompanhamento vai se repetir em outras duas operações integradas programadas para as próximas semanas.

“A intenção foi acompanhar a dinâmica e procedimentos adotados nas operações integradas realizadas em Campinas, para futuramente aplicar em novas rotinas de fiscalização. Chamou a atenção a estrutura, a atuação integrada e o número de profissionais dedicados às fiscalizações”, destacou Janetti.

O gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomás de Sá, enfatizou que “um dos principais efeitos de intensificar as operações é a dissuasão. Ao observar a presença mais intensificada nas diversas regiões da cidade, os infratores tendem a reduzir os comportamentos de risco que podem resultar em sinistros, e essa é a intenção”.

Blitz identificou 30 infrações de trânsito

A operação na Heitor Penteado identificou 30 infrações de trânsito no total, 21 aplicadas a motocicletas e nove a automóveis; e duas motocicletas foram removidas ao Pátio Municipal.  Quatorze veículos foram abordados no total (12 motos e dois carros). Os agentes da Polícia Militar realizaram 17 abordagens de segurança (15 homens e duas mulheres). A maioria das autuações estava relacionada à documentação (ausência de Carteira Nacional de Habilitação/CNH e licenciamento vencido).

Mais de 2,3 mil infrações de trânsito identificadas em 2025

Entre janeiro e março de 2025, a Emdec promoveu 71 operações integradas de fiscalização, em conjunto com a Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM). Elas identificaram, nesse período, 2,3 mil infrações de trânsito e resultaram em 594 remoções ao Pátio Municipal. Mais de 74% das infrações foram cometidas por motociclistas – 1,7 mil.

Fiscalizar para mudar comportamentos

O principal objetivo das operações de fiscalização é ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.

Créditos Divulgação Emdec / Prefeitura de Campinas

 

Você pode gostar

Deixe um comentário