Home EsporteFutebol do Interior Série A2, em confronto incomum, Velo Clube e Noroeste abrem quartas de final

Série A2, em confronto incomum, Velo Clube e Noroeste abrem quartas de final

por Nilton Castelo

Centenários, clubes se enfrentaram apenas três vezes na história da Série A2 do Campeonato Paulista

Raoni David

Equipes centenárias e bastante tradicionais, Velo Clube e Noroeste abrem as quartas de final do Paulistão A2 Kia na noite desta sexta-feira (17), às 19h30, no estádio Benito Agnello Castellano, em Rio Claro. Apesar da proximidade nas datas de fundações -apenas três dias de diferença- são raros os encontros entre as equipes na história do Campeonato Paulista da Série A2. São três jogos com vantagem velista.

Desde o advento da Lei do Acesso, em 1947, ambas as equipes foram presenças constantes na busca por um lugar na elite estadual. Com grupos regionalizados, porém, não se enfrentaram nos primeiros anos de disputa e, na sequência, o time de Bauru passou a frequentar a primeira divisão, enquanto a equipe de Rio Claro oscilava nas divisões inferiores, gerando um imenso e histórico desencontro.

O primeiro dos confrontos aconteceu somente em 2012. Com o Noroeste rebaixado da elite e o Velo Clube em quarto lugar na Série A3 em 2011, as equipes enfim se encontraram na Série A2 paulista. Jogando em Bauru, o Noroeste venceu por 3 a 2; no ano seguinte, vitória do Velo Clube por 1 a 0, em Rio Claro. Anos após novos desencontros -ou encontros na Série A3- as equipes voltaram a se enfrentar nesta temporada, uma década depois. No Benitão, o Velo Clube venceu por 3 a 2.

Ao todo, nos três confrontos, são duas vitórias velistas e uma noroestina com seis gols do Velo Clube e cinco do Noroeste. Leandro Oliveira e Léo Castro, com dois gols cada pelo time de Rio Claro, são os artilheiros do confronto.

5 títulos no total
Fundados em 1910 -o Velo Clube em 28 de agosto e o Noroeste em 1º de setembro- juntas as equipes somam cinco títulos da divisão. No período antes da Lei do Acesso, o time de Rio Claro conquistou o Título do Interior de 1925, enquanto o de Bauru foi campeão de 1943. Já com o acesso em vigência, o Noroeste é tricampeão da Série A2, vencendo em 1953, 1970 e 1984.

O sonho da elite
Com 37 participações na elite -disputou pela última vez em 2011- o Noroeste retorna à Série A2 após nove edições em que chegou a disputar a Segunda Divisão, em 2015. Campeão da A3 do ano passado, o time de Bauru embalou boa campanha neste ano, terminando a primeira fase na terceira posição, garantindo a vantagem de jogar a segunda partida das quartas de final em casa.

O Velo Clube, por sua vez, esteve apenas um ano na elite: em 1979. Desde então oscilou entre o segundo e o quinto escalão estadual, quando disputou a B1 em 1996. Desde 2012, no entanto, esteve com frequência na Série A2, tendo disputado oito vezes, ficando em 7º nas edições de 2014 e 2022.

DataJogoLocalGols
29/01/2012Noroeste 3×2 Velo ClubeAlfredo de CastilhoJuninho Alves e Leandro Oliveira; Éder Paulista e Reginaldo
27/02/2013Velo Clube 1×0 NoroesteBenitãoSamuel Oliveira
21/01/2023Velo Clube 3×2 NoroesteBenitãoLéo Castro (2) e Matheus Blade (contra); Luiz Thiago e Matheus Blade
CRÉDITO: BRUNO FREITAS/NOROESTE / FPF

Você pode gostar

Deixe um comentário