Com histórias completamente diferentes, Novorizontino e Noroeste iniciam neste domingo (26), às 18h30, no estádio Dr. Alfredo de Castilho, em Bauru, a disputa da semifinal do Paulistão A2 Kia 2023. Com melhor campanha na somatória das fases anteriores, o time de Novo Horizonte tem a vantagem de decidir o retorno à elite estadual em casa. Decisivos, estes serão apenas segundo e terceiros jogos entre as equipes na história da divisão.
Fundado em 1º de setembro de 1910, o Noroeste é um dos clubes mais antigos e tradicionais do estado de São Paulo. Na disputa por uma vaga na elite estadual desde a criação da Lei do Acesso, o time de Bauru fez história com, ao todo, 37 participações no primeiro escalão do Campeonato Paulista. A última vez, porém, foi em 2011, justamente quando o rival desta semifinal começava a despontar.
O Grêmio Novorizontino foi fundado em 2001, mas iniciou no futebol profissional somente em 2012, quando disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Três acessos e quatro anos depois, chegou à elite estadual com bastante força, chegando a ser quinto colocado em 2018. Esteve entre os principais clubes do estado entre 2016 e 2022, quando foi rebaixado pela primeira vez na sua curta história.
E se, por todo este desencontro, estes confrontos demoraram tanto a acontecer, pelo menos serão em grande estilo. O primeiro e único jogo entre Novorizontino e Noroeste na história da Série A2 do Campeonato Paulista aconteceu na primeira fase desta temporada, quando ficaram num empate por 2 a 2 com uma história bastante interessante pra contar.
O fator Pereira
Autor de um golaço nos últimos minutos no empate noroestino na ocasião e uma das esperanças do clube de Bauru para estes confrontos semifinais, o meio-campista Pereira, de 34 anos, é ídolo do Novorizontino. Ele chegou ao clube para disputar a Série A3 de 2014 e foi o artilheiro do time na campanha e autor do gol do título. No ano seguinte, foi novamente artilheiro da equipe que com o segundo lugar na competição, conquistou o acesso inédito à elite estadual. Disputou ainda o Paulistão de 2016, 2020 e 2021 pelo clube, além da Série D de 2018 e 2020, quando conquistou o acesso, e a Série C de 2021. Ao todo, marcou 29 gols pelo clube.
No Noroeste desde o ano passado, não é titular da equipe, mas conquistou o acesso à Série A2 após chegar na reta final do Campeonato Paulista Série A3. Nesta temporada marcou apenas um gol, o do empate contra o Novorizontino, em dez partidas que disputou, apenas uma como titular.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.