Home Esporte Em 1º encontro na Série A2, Novorizontino e Noroeste decidem acesso

Em 1º encontro na Série A2, Novorizontino e Noroeste decidem acesso

por Nilton Castelo

Raoni David

Com histórias completamente diferentes, Novorizontino e Noroeste iniciam neste domingo (26), às 18h30, no estádio Dr. Alfredo de Castilho, em Bauru, a disputa da semifinal do Paulistão A2 Kia 2023. Com melhor campanha na somatória das fases anteriores, o time de Novo Horizonte tem a vantagem de decidir o retorno à elite estadual em casa. Decisivos, estes serão apenas segundo e terceiros jogos entre as equipes na história da divisão.

Fundado em 1º de setembro de 1910, o Noroeste é um dos clubes mais antigos e tradicionais do estado de São Paulo. Na disputa por uma vaga na elite estadual desde a criação da Lei do Acesso, o time de Bauru fez história com, ao todo, 37 participações no primeiro escalão do Campeonato Paulista. A última vez, porém, foi em 2011, justamente quando o rival desta semifinal começava a despontar.

O Grêmio Novorizontino foi fundado em 2001, mas iniciou no futebol profissional somente em 2012, quando disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Três acessos e quatro anos depois, chegou à elite estadual com bastante força, chegando a ser quinto colocado em 2018. Esteve entre os principais clubes do estado entre 2016 e 2022, quando foi rebaixado pela primeira vez na sua curta história.

E se, por todo este desencontro, estes confrontos demoraram tanto a acontecer, pelo menos serão em grande estilo. O primeiro e único jogo entre Novorizontino e Noroeste na história da Série A2 do Campeonato Paulista aconteceu na primeira fase desta temporada, quando ficaram num empate por 2 a 2 com uma história bastante interessante pra contar.

O fator Pereira
Autor de um golaço nos últimos minutos no empate noroestino na ocasião e uma das esperanças do clube de Bauru para estes confrontos semifinais, o meio-campista Pereira, de 34 anos, é ídolo do Novorizontino. Ele chegou ao clube para disputar a Série A3 de 2014 e foi o artilheiro do time na campanha e autor do gol do título. No ano seguinte, foi novamente artilheiro da equipe que com o segundo lugar na competição, conquistou o acesso inédito à elite estadual. Disputou ainda o Paulistão de 2016, 2020 e 2021 pelo clube, além da Série D de 2018 e 2020, quando conquistou o acesso, e a Série C de 2021. Ao todo, marcou 29 gols pelo clube.

No Noroeste desde o ano passado, não é titular da equipe, mas conquistou o acesso à Série A2 após chegar na reta final do Campeonato Paulista Série A3. Nesta temporada marcou apenas um gol, o do empate contra o Novorizontino, em dez partidas que disputou, apenas uma como titular.

FPF / Foto Bruno Freitas

Você pode gostar

Deixe um comentário