Home Esporte Comissão utiliza início de intertemporada para realizar trabalhos preventivos contra lesões;

Comissão utiliza início de intertemporada para realizar trabalhos preventivos contra lesões;

por Nilton Castelo

Foto: Leonardo Tabai (à esquerda) e Marcel Guarda realizam trabalho com o goleiro Luiz Fernando

No intuito de minimizar os riscos de lesões durante a disputa da Copa Paulista, o fisioterapeuta do XV de Piracicaba, Marcel Guarda, auxiliado pelo também fisioterapeuta Gabriel Gonzales, pelo preparador físico Rildo Dionízio e pelo auxiliar de preparação física, Leonardo Tabai, tem utilizado este início de intertemporada para realizar trabalhos preventivos com todo o elenco, que estreia no dia 23 de junho, às 10h00, diante da Internacional, no Major José Levy Sobrinho.

“A partir da reapresentação dos atletas, no último dia 15, começamos a colher os dados que nos deram o parâmetro necessário para efetuarmos essas atividades. Para isso, contamos com o importante apoio dos professores da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Sérgio Borin e Charles Lopes, e da Unimed (patrocinadora do Nhô Quim), que possibilitou que os jogadores passassem por exames isocinéticos no Instituto Nova Campinas”, comentou Guarda.

Isso tudo vem sendo intercalado com os treinamentos voltados para o condicionamento físico do plantel quinzista. “Na manhã desta quarta-feira (29), por exemplo, foram feitos trabalhos de mobilidade e Core. À tarde, um grupo fez, antes de ir para a academia, um trabalho de propriocepção e fortalecimento de músculos estabilizadores de movimentos”, prosseguiu. Há ainda os casos específicos de atletas que passaram por cirurgias recentemente.

“O Rafael Mineiro (ligamento cruzado anterior do joelho direito) está mais à frente, pois já vinha treinando normalmente com o elenco desde a reta final do Paulistão A2. Ele está clinicamente liberado desde marçoJá o Hiroshi (ligamento colateral medial do joelho direito) começou há pouco os treinos com bola, ainda com o cuidado de não participar de atividades com contato físico. As ações feitas com eles são para deixar as pernas, tanto a operada quanto a outra, equilibradas, diminuindo a possibilidade de lesões mais à frente”, disse Guarda.

Jogos da Juventude

Com uma mescla de garotos das equipes Sub-17 e Sub-20 que não vêm atuando com frequência no Paulista, o XV, em parceria com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), encerrou na tarde desta quarta-feira a disputa da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. Sob o comando de Wagner Moraes, o Nhô Quim ficou na segunda colocação ao perder por 4 a 2 (gols de Quaresma e Matheus Souza para o Alvinegro Piracicabano) para Jundiaí, no Cerecamp (Centro Recreativo e Esportivo de Campinas), na final do torneio.

— 

Créditos: Evandro Pelligrinotti

0 Comentário(s)
1

Você pode gostar

Deixe um comentário