Home Diversos Começa a terceira fase do desassoreamento do Rio Capivari

Começa a terceira fase do desassoreamento do Rio Capivari

por Nilton Castelo

Máquinas do governo do Estado começaram nesta quinta-feira, dia 27, os trabalhos da terceira fase do desassoreamento do Rio Capivari, que integra o Programa Rios Vivos – Ciclo 2024/2025, uma parceria do município com o SP Águas (antigo DAEE).

Essa fase vai atingir três trechos do Rio Capivari, que foram selecionados considerando critérios técnicos (pontos críticos de alagamento, menor necessidade de supressão da vegetação nativa, maior facilidade de acesso pelas máquinas), e somam aproximadamente 2.500 metros de extensão, a partir da Ponte da Rua Padre Fabiano até a região da Ponte da Avenida Pio XII. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, os locais foram vistoriados pela equipe técnica do SP Águas nos últimos meses, e todos os documentos, autorizações e licenças necessários foram entregues para garantir a participação de Capivari já no início desse ano.

O prefeito Vitão Riccomini e o vice-prefeito Bruno Barnabé estiveram presentes nesta sexta-feira acompanhando o trabalho do maquinário e destacaram a importância dessa grande obra que visa aplacar os problemas das enchentes no Rio Capivari e seus afluentes. “Trata-se de mais uma ação para diminuir o impacto das cheias. As fases 1 e 2, realizadas no ano passado, já aliviaram muito a chegada das águas de Campinas e Monte Mor”, frisou o prefeito.

A primeira fase do projeto de desassoreamento teve início em outubro de 2023, concentrados na região do córrego lava-pés. Após intensos trabalhos na região do Nova Aparecida. Já em 2024, os trabalhos foram para o Rio Capivari, próxima à ponte da rua Bento Dias.

A obra, nas palavras do próprio prefeito Vitão, vem sendo possível graças a um trabalho conjunto que envolveu nomes como o do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que esteve em Capivari durante as cheias do início do 2023 e conheceu de perto a situação das enchentes. “O governador assumiu esse compromisso quando esteve em Capivari e viu de perto o sofrimento das pessoas aqui da cidade”, lembrou Vitão.

Luciano Assis / Secretaria Relações Públicas / Prefeitura Capivari

 

Siga Repórteres em Ação CLIQUE AQUI

Você pode gostar

Deixe um comentário