Home Falando com Deus PORQUE ESTÁS ABATIDA O MINHA ALMA!!!!

PORQUE ESTÁS ABATIDA O MINHA ALMA!!!!

por Sônia Alves
    Caído, decepcionado, derrubado, diminuído, prostrado, injustiçados, enfraquecido, debilitado, cansado, deprimido, desanimado. Quem nunca se sentiu assim? Creio que todos nós. A Bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres de Deus que passaram pelas mesmas inquietações. Nestas ocasiões temos muitas palavras de lamentações e amargura, nos iramos e perdemos o controle próprio. E não ferimos somente o próximo com nossas palavras, mas ferimos a nós mesmos. E nossa alma se abate.
     E isso não foi diferente com o Salmista Davi.
     Salmos 42:5-6 “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar
      Salmos 42:11 “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Fico então imaginando o salmista Davi clamando em seus salmos e dizendo: “Porque estas abatida , ó minha alma?- Porque te perturbas em mim?”. Davi, eu e você estamos sujeitos, à essas mesmas inquietações e desânimos pois a natureza humana não muda com o passar do tempo, alma humana em sua essência continua a mesma. O salmista era um homem de Deus; no entanto, não esteve imune ao desânimo extremo. Da mesma forma, você e eu, por sermos cristãos, não estamos isentos de passar por momentos como o dele. Mesmo confiando em Deus, muitas das vezes a nossa alma se abate dentro de nós de maneira a não se aquietar. Mesmo sabendo que servimos um Deus que é Todo Poderoso, mas mesmo assim a nossa alma se perturba dentro de nós
         O que leva a nossa alma a se abater? Há muito motivos, mas vou destacar três:
  1. Desânimo – A pessoa desanimada costuma questionar a bondade, o amor ou até mesmo a existência de Deus e se esquece daquilo que Ele já fez por ela um dia.O desanimado, normalmente, não consegue olhar para o amanhã com entusiasmo e tem dificuldade para acreditar em dias melhores. O desânimo leva as pessoas ao desleixo, à apatia, ao choro; tira o desejo de cantar, de louvar, de adorar a Deus, de servir na igreja. É comum cantarmos, quando estamos alegres, e chorarmos, quando estamos tristes, mas cantar, quando, aparentemente, não há motivos para isso, é desafiador!
        Ao nos depararmos com o desânimo, devemos fazer como o salmista –  Davi nos ensina, através de seu exemplo. Ele estava muito abatido, a sua alma estava derrubada, o choro era tão comum quanto o nascer do sol pela manhã, o desânimo era indisfarçável; mas , ele mantinha vivo o seu contato com Deus. Seu apetite pelos alimentos desaparecera, mas a sua alma tinha muita sede de Deus. Para trilhar o caminho rumo à cura do desânimo, devemos manter vivo nosso contato com Deus através da oração e leitura da Palavra.
         Muitas pessoas, até dentro das igrejas,  estão se entregando ao desânimo, ocupando suas mentes com pensamentos suicidas, outras estão definhando por sustentar pensamentos extremamente pessimistas, acreditando que suas vidas chegaram ao fim.
  1. Decepção – outro motivo que leva nossa alma a se abater é a decepção. O coração decepcionado pode atirar-nos num estado de rancor, passando a abrigar feridas profundas tornando-se difícil para nós confiarmos de novo em alguém. Não podemos evitar a decepção com os que amamos. Mas podemos transformá-la numa experiência positiva para com Deus, para com o próximo e para conosco.
  1. O pecado – Pecados não confessados ou deixados leva a nossa alma a se abater. Viver dia após dia com a culpa sob o pecado que não tenha foi confessado gasta uma certa quantidade de energia emocional, nos abate, faz com que a pessoa se abata e viva deprimida. Deus não criou a culpa para ser algo que Seu povo deva viver por longos períodos de tempo. Sua intenção é que nós confessemos os nossos pecados e os abandonemos. O perdão de Deus remove a culpa dos nossos pecados passados. Há muitos outro motivos que leva a nossa alma a se abater Mas não importa o motivo o importante é lutar contra o abatimento.
        Quando Davi diz assim: “porque está abatida oh minha alma, porque está tão perturbada dentro de mim” . Ele não está dizendo para outra pessoa e sim a ele mesmo, conversando consigo. Talvez você não consiga mudar o que está ocorrendo em sua volta, mas podes mudar o que acontece dentro de você. Aquieta-te!
        Há cura de Deus para a alma abatida e inquieta -Não importante o motivo, seja: desânimo, decepção, pecado ou qualquer outro motivo. O nosso Deus é poderoso para curar a nossa alma abatida. O salmista entendeu isso e colocou toda a sua confiança no Senhor. O tempo todo tratou de deixar bem claro para a sua “alma” que ela deveria se aquietar e esperar em Deus. Ele sabia que o Senhor era Poderoso para converter o seu pranto em festa. Não deixou de orar, de louvar, jamais se esqueceu de quem era Deus. Se o desânimo vier te abater (ou quem sabe já tem abatido) faça como o salmista: mantenha vivo o seu contato com Deus. Não deixe de orar. Não se esqueça de tudo o que Deus já fez por você. Não deixe de louvar e de cultuar a Deus. Não deixe de acreditar que o Senhor está no controle de todas as coisas e que é poderoso para fazer o sol nascer, após uma grande tempestade.
       Deus não se esqueceu de você, ! Ele tem visto toda sua lágrima, seu pranto, sua dor.
       Contudo, é agora, justamente agora, no meio desse furacão, em meio a essa fraqueza, sentimento de incapacidade, que o poder dEle se aperfeiçoará em você! Essa dificuldade passará. E mais do que passar… depois de passar por ela, você sairá mais fortalecido,
pronto para coisas ainda maiores de Deus para sua vida! Hoje é você. Amanhã, serão outros. E advinha quem o Senhor usará para consolar essas pessoas? Sim, você,!! Tudo isso será testemunho amanhã e, graças a você não ter desistido, Deus irá te usar na vida de muitos outros, pessoas que passarão pelas mesmas lutas que você tem passado. Chore sim. Chore bastante. Ele ainda transformará o seu pranto em festa!
0 Comentário(s)
2

Você pode gostar

Deixe um comentário