(Foto: Ale Vianna. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba abriu as quartas de final da Copa Paulista diante do Juventus na tarde deste sábado, 9, no estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, em São Paulo. Com dois gols do atacante Maikinho, o Nhô Quim venceu por 2 a 0. A volta está agendada para a próxima sexta-feira, 15, às 20h00, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba. Para avançar às semifinais ao término do tempo regulamentar, o Alvinegro Piracicabano precisa se manter à frente no placar agregado, que, diferente do ano passado, já nesta fase, se terminar empatado, leva aos pênaltis.
O jogo
A partida começou bastante disputada na Mooca, com as equipes exercendo forte marcação, sem deixarem de buscar o gol. Aos oito minutos, Vitor Braga cobrou escanteio na segunda trave, e Gilberto Alemão, que reestreou pelo XV, ganhou pelo alto. A bola saiu pela linha de fundo. Em novo lance que teve origem em bola parada de Vitor Braga, desta vez em falta lateral pela direita, a bola atravessou toda a extensão da área e passou perto da trave direita da meta dos donos da casa.
O Nhô Quim abriu o placar aos 14 minutos. Maikinho, Maikon Aquino e Matheus Melo disputaram a posse da bola na entrada da área e ela ficou com Maikinho, que finalizou de canhota. A bola desviou na defesa e entrou no canto direito do goleiro. O próprio camisa 11 acionou Maikon Aquino pela esquerda, aos 21, André Dias saiu do gol e desarmou o atacante. A bola sobrou para Matheus Melo, que não acertou o chute como gostaria. Na sequência, foi assinalado impedimento do camisa sete.
Maikon Aquino, aos 28, fez o trabalho de pivô, ao receber a bola na entrada da área, girou e bateu de pé direito. A bola saiu à esquerda do gol. O Juventus utilizava também o artifício das bolas alçadas na área em cobranças de faltas, principalmente com o lateral-esquerdo Matheus, porém o Alvinegro Piracicabano conseguia se manter bem. Em um contra-ataque, aos 30, Matheus Melo arrancou, o árbitro marcou falta nele e aplicou o segundo cartão amarelo para Danielzinho.
Depois da cobrança, Maikon Aquino desviou de cabeça e a bola foi para fora. Ruan, aos 33, arriscou de fora da área, rasteiro, de esquerda. Leonardo caiu para fazer a defesa. Matheus, dois minutos depois, bateu falta na entrada da área e a bola passou por cima do travessão. Antes do término do primeiro tempo, ainda houve tempo para outra cobrança de falta lateral de Vitor Braga, desta vez direta para o gol, buscando o ângulo direito de André Dias. A bola saiu por cima do travessão.
Já na etapa final, aos dois minutos, Carlos Alberto tentou de fora da área, rasteiro, e a bola passou à direita de Leonardo. Logo depois, Edvan foi à linha de fundo e buscou Maikon Aquino, que entrava na pequena área, no entanto Danilo afastou por baixo. Gabriel Justino, aos sete, entrou na área em lance individual e arrematou de pé direito. Júnior Sergipano bloqueou. Matheus Melo, aos 17, tocou de lado para Maikinho, que, pela esquerda, entrou na área e finalizou no alto para fazer o segundo.
Vitor Braga descolou ótimo lançamento para Artur, aos 28. O camisa 17 encobriu o goleiro e a bola saiu à esquerda, perto da trave. Rodney, aos 36 minutos, recebeu pela direita, levou para dentro e chutou de canhota, procurando o canto direito. Por pouco, não conseguiu o objetivo. Rodney puxou um último contra-ataque aos 48 minutos, deixou de lado para Felipe Benedetti, que foi travado na saída de André Dias. O goleiro ainda defendeu o arremate do próprio meio-campista em seguida.
Ficha técnica
Copa Paulista 2023 – Quartas de final – 1° jogo
Juventus 0x2 XV de Piracicaba
Data: 09/09/2023
Horário: 15h00
Local: Estádio Conde Rodolfo Crespi, São Paulo
Gols: Maikinho aos 14’ 1/T e aos 17’ 2/T (XVP)
Cartões amarelos: Danielzinho, Danilo e Léo Couto (JUV); e Mika e Gilberto Alemão (XVP)
Cartão vermelho: Danielzinho (JUV)
Árbitro: Gustavo Holanda Souza
Árbitro Assistente 1: Daniel Luís Marques
Árbitro Assistente 2: Rafael Tadeu Alves de Souza
Quarto Árbitro: Marcelo de Jesus Santos
Analista de Vídeo: Carlos Donizeti Pianosqui
Juventus – André Dias; Danilo, Correia (Léo Couto), Iago Motta e Matheus (Ricardo Júnior); Lucas Silva, Masson (Carlos Alberto) e João Torres; Danielzinho, Dudu (Galego) e Ruan (Gabriel Justino) Técnico: Jorginho
XV de Piracicaba – Leonardo; Edvan, Gilberto Alemão, Júnior Sergipano e Foguinho; Mika (Evandro), Vitor Braga e Matheus Melo (Felipe Benedetti); Artur (Rodney), Maikinho (Enzo) e Maikon Aquino (Alison Mira) Técnico: Paulo Roberto.