(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba, com gol do atacante Maikon Aquino, venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, na tarde deste sábado, 26, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, chegou aos 21 pontos e garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Paulista como líder do grupo 2. Além disso, o Nhô Quim assumiu a liderança geral da competição. O Alvinegro Piracicabano encerra esta fase inicial do torneio no próximo domingo, 3, às 10h00, diante do Primavera, no estádio Barão da Serra Negra.
O jogo
O XV iniciou a partida marcando presença no campo ofensivo. Logo com um minuto, Edvan chutou rasteiro, da entrada da área, e a bola passou à direita do gol. Pouco depois, Matheus Melo avançou pela direita e buscou Maikinho no meio da área, mas a defesa adversária interceptou. O gol aconteceu aos 13 minutos. Edvan lançou Matheus Melo, o meio-campista ganhou da marcação pela direita e acionou Rodney, que, por sua vez, ajeitou para Maikinho, e este para Vitor Braga.
O camisa 10, dentro da área, bateu para o gol, de pé direito, Gustavo Reis salvou na primeira, mas nada pôde fazer na sequência, quando Maikon Aquino completou para as redes. Atuando em casa, o Red Bull Bragantino foi em busca do empate. Aos 17, Everton finalizou de esquerda, de fora, e Leonardo encaixou. O árbitro, aos 19, marcou falta de Luizão em Gabriel Moysés dentro da área. Pênalti para a equipe de Bragança Paulista. Everton cobrou à direita do goleiro e a bola foi na trave.
O próprio Everton, aos 31 minutos, recebeu cruzamento na área, dominou e arrematou rasteiro, no canto esquerdo de Leonardo, que caiu para praticar boa defesa. Felipe Motta acertou o travessão em cabeceio aos 39, depois de cruzamento vindo pela esquerda. Gabriel Moysés, na sequência, chutou e a bola foi pela linha de fundo. Everton, aos 44, bateu falta próxima à linha de fundo, na segunda trave. Gabriel Moisés cabeceou e mandou a bola no travessão da meta do Nhô Quim.
Aos três da etapa final, Vitinho cobrou falta, de canhota, da entrada da área, e Leonardo desviou para escanteio. Matheus Melo, aos oito, partiu pela esquerda e ajeitou para Rodney, dentro da área. O atacante concluiu de primeira, de pé esquerdo, e Gustavo Reis fez boa intervenção. Vitor Braga, aos dez, bateu escanteio e Júnior Sergipano ganhou pelo alto. A bola saiu à esquerda. Matheus Melo, aos 13, tocou para Maikinho, que entrou na área. O chute foi forte e o goleiro espalmou.
Gabriel Moysés, aos 19, recebeu pela direita, levou para dentro e arrematou à direita do arqueiro do Alvinegro Piracicabano, que espalmou bem para escanteio. Marcelinho, da entrada da área, finalizou colocado, buscando o canto direito de Leonardo, e a bola foi para fora. Vitor Braga, aos 48, cobrou falta lateral e Gustavo Reis tirou de soco. Na última chegada do Red Bull Bragantino, aos 50, Marcelinho disputou com Júnior Sergipano, na área, e a bola ficou em posse do goleiro quinzista.
Ficha técnica
Copa Paulista 2023 – Grupo 2 – 9ª rodada
Red Bull Bragantino 0x1 XV de Piracicaba
Data: 26/08/2023
Horário: 16h00
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista
Gol: Maikon Aquino aos 13’ 1/T (XVP)
Cartões amarelos: Everton e André Cardoso (RBB); e Maikinho, Paulo Roberto e Rubão (preparador de goleiros) (XVP)
Árbitro: Gabriel Furlan
Árbitro Assistente 1: João Petrúcio Marimônio de Jesus dos Santos
Árbitro Assistente 2: Vinícius Santana da Silva
Quarto Árbitro: Murilo Tarrega Victor
Analista de Vídeo: Marco Antônio Gonzaga da Silva
Red Bull Bragantino – Gustavo Reis; Vinícius Lago, Felipe Motta, Kauan Martins e Gustavo Henrique (Yuri); André Cardoso, Chumbinho (Kauã Alves) e Vitinho (Kawê); Everton (Diogo), Vinícius Pereira (Marcelinho) e Gabriel Moysés Técnico: Fábio Matias
XV de Piracicaba – Leonardo; Edvan (Ian Carlo), Luizão, Júnior Sergipano e Enzo; Mika (Júlio Pacato), Vitor Braga e Matheus Melo (Evandro); Rodney (Artur), Maikinho (Andrey) e Maikon Aquino Técnico: Paulo Roberto