(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba recebeu a Portuguesa na tarde deste sábado, 14, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, pela segunda jogo das quartas de final da Copa Paulista Sicredi. O time da capital, que ganhou o primeiro por 1 a 0, no Canindé, venceu por 2 a 1. O meio-campista Vitor Braga marcou para o Nhô Quim e o atacante Anderson Magrão e o meio-campista Cristiano fizeram os tentos dos visitantes. Desta forma, o Alvinegro Piracicabano se despediu da competição.
O jogo
Em desvantagem no placar agregado, precisando de um gol para levar a decisão para as cobranças de pênaltis e dois para sair com a vaga ao término do tempo regulamentar, o XV iniciou a partida visando a meta adversária, e teve penalidade a seu favor aos 17 minutos, em lance revisto pelo VAR. Depois de bola alçada na área e desvio de cabeça de Lucas Duni para Luís Araújo, o árbitro assinalou toque de braço de Maurício. Vitor Braga cobrou e converteu, fazendo 1 a 0 para o Nhô Quim.
Pedro Henrique, aos 19, cruzou pela esquerda, para Maceió, que cabeceou para fora. Aos 23, após batida de escanteio de Paulinho, Gilberto Alemão ajeitou de cabeça, na entrada da área, e por pouco Júnior Sergipano não conseguiu desviar, antes que a bola chegasse para Rafael Pascoal. Cristiano, na entrada da área, aos 35, chutou para o gol e Gabriel Coutinho fez bela defesa. Elvis cobrou o escanteio, a bola desviou em Cristiano e Anderson Magrão completou de esquerda: 1 a 1.
Cristiano, aos 46, arriscou de longe e a bola passou por cima do gol. O Alvinegro Piracicabano voltou para o segundo tempo com as entradas de Ramon Azevedo no lugar de Gabriel Coutinho e Luiz Gustavo na vaga de Gilberto Alemão, ambas por contusão, assim como ocorreu na substituição de Júnior Sergipano por Luís Acevedo, na reta final da etapa anterior. Elvis, aos dois minutos, ficou com sobra na área e finalizou, sendo bloqueado por Luís Acevedo. A bola acabou com Ramon Azevedo.
Paulinho, aos quatro minutos, no bico esquerdo da grande área, arrematou e a bola foi sobre o travessão. Os visitantes fizeram o segundo aos 14 minutos, em chute de fora da área de Cristiano, no canto esquerdo do goleiro quinzista, que nada pôde fazer. Paulinho, aos 26 minutos, ajeitou na área e finalizou à esquerda da meta defendida por Rafael Pascoal. Haruna, aos 35, cruzou pela esquerda, Glauco resvalou de cabeça, a bola foi na trave e o goleiro tirou na sequência, de mão direita.
Vitor Braga cobrou falta central, aos 39 minutos, alçando a bola na área e, por pouco, Luís Acevedo não conseguiu concluir de cabeça. Gabriel Augusto, aos 51 minutos, recebeu pelo lado esquerdo, levou para dentro e arrematou colocado, de direita, no canto direito de Rafael Pascoal, que caiu para defender, praticamente na última chegada do Nhô Quim no jogo, já que em seguida, Vitor Braga bateu o escanteio, Paulinho tocou de cabeça e, pouco depois, o árbitro encerrou a partida.
Ficha técnica
Copa Paulista Sicredi – Quartas de final – 2° jogo – 14ª rodada
XV de Piracicaba 1×2 Portuguesa
Data: 14/09/2024
Horário: 15h00
Local: Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Gols: Vitor Braga aos 14’ 1/T (XVP); e Anderson Magrão aos 36’ 1/T e Cristiano aos 14’ 2/T (POR)
Cartões amarelos: Luís Araújo, Luís Acevedo, Paulinho e Juninho Constantino (preparador de goleiros) (XVP); e Maceió, Maurício e Carlos Henrique (POR)
Cartão vermelho: Juninho Constantino (preparador de goleiros) (XVP)
Público total: 3.482
Renda: R$49.550,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Árbitro Assistente 1: Ricardo Pavanelli Lanutto
Árbitro Assistente 2: Bruno Silva de Jesus
Quarto Árbitro: Renan Pantoja de Quequi
Quinto Árbitro: Robson Ferreira Oliveira
Analista de Campo: Adriano Stange
VAR: Ilbert Estevam da Silva
AVAR 1: Leandro Matos Feitosa
AVAR 2: Rafael Gomes Felix da Silva
Observador VAR: Antônio Rogério Batista do Prado
Quality Manager: Walter de Lima Coelho Júnior
Analista de Vídeo: Mário Nogueira da Cruz
Operador de Replay: Lucas Peixe
Técnico de Garantia Estádio: Marcelo Branco
Assistente de Área de Revisão: Robson Custódio
XV de Piracicaba – Gabriel Coutinho (Ramon Azevedo); Kellyton, Gilberto Alemão (Luiz Gustavo), Júnior Sergipano (Luís Acevedo) e Gabriel Augusto; Willian Monteiro (Haruna), Paulinho e Vitor Braga; Serginho, Luís Araújo (Artur) e Lucas Duni Técnico: Leandro Samarone
Portuguesa – Rafael Pascoal; Ben-Hur, Glauco, Maurício e Pedro Henrique; Ferreira, Elvis e Cristiano; Maceió (Kauã), Carlos Henrique (Eliel) e Anderson Magrão Técnico: Alan Dotti