Home Esporte Valdir Joaquim de Moraes morre aos 88 anos.

Valdir Joaquim de Moraes morre aos 88 anos.

por Léo Nocete

Valdir Joaquim de Moraes, um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro, morreu aos 88 anos em Porto Alegre, sua cidade natal.  O ex-goleiro estava internado desde a ultima terça (07). Segundo informações primárias, a causa da morte teria sido falência mutipla dos orgãos.

Valdir se destacou no extinto Renner, do Rio Grande do Sul, onde foi Campeão Gaúcho e chamou a atenção do Palmeiras. Ele não era alto, mas se tornava um gigante em outros atributos, como impulsão, elasticidade, posicionamento, saída do gol e grande coragem. Com todas esssas qualidades, Valdir se tornou um dos mais completos goleiros que esse mundo já viu.

Ficou no Verdão por 10 anos, onde se tornou ídolo. Foram 480 jogos com a camisa do Palmeiras, o 10⁰ que mais vestiu a camisa do clube na história. Fez parte da primeira  Academia de Futebol do Verdão, apelido dado a imprensa para o time do Palmeiras devido a beleza do futebol jogado. Conquistou três titulos brasileiros, três paulistas e um Rio-São Paulo. Ainda atuou pelo Cruzeiro-RS, antes de encerrar a carreira.

Depois de pendurar as chuteiras,  foi pioneiro no treinamento específico para goleiros, hoje tido como fundamental no mundo do futebol.  O primeiro trabalho na nova função foi em 1973, no próprio Palmeiras e passando por São Paulo, Corinthians, São Bento e Seleção Brasileira. .

Você pode gostar

Deixe um comentário