Home Esporte Presidente Matheus Bonassi representa o XV na I Conferência do Futebol pelo Planeta

Presidente Matheus Bonassi representa o XV na I Conferência do Futebol pelo Planeta

por Marcelo Sá

(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Divulgação / XV)

Pela primeira vez na história, o futebol se reuniu oficialmente para discutir seu impacto no meio ambiente, e o XV de Piracicaba esteve lá, representado pelo seu presidente Matheus Bonassi. A I Conferência do Futebol Pelo Planeta foi realizada nos últimos dias 30 e 31, no estádio Morumbis, em São Paulo. O evento, que contou com o apoio do Ministério do Esporte, envolveu clubes do Brasil e do exterior, autoridades, especialistas em sustentabilidade e personalidades do esporte.

Na oportunidade, foram debatidas ações coletivas que visam reduzir os impactos ambientais na atividade esportiva. “Eu acredito fortemente no futebol como uma ferramenta para chamar a atenção para questões relacionadas ao meio ambiente, à sua preservação, e esse encontro, a proposta do Terra Futebol Clube como um todo, vão de encontro a isso. Nos colocamos à disposição como um potencial parceiro da organização para ações que envolvam essa temática”, disse Bonassi.

O mandatário quinzista, que esteve acompanhado do diretor administrativo e secretário do clube, Leandro Vitti, enfatiza que projetos com esse intuito, dentro do Nhô Quim, estão sempre em pauta. “Nós temos em nosso município o Rio Piracicaba, que dispensa comentários, é um cartão postal, um dos ícones da nossa cidade, e há algo alinhado e definido, englobando justamente esses quesitos: meio-ambiente, sustentabilidade, o Rio e, logicamente, o XV, que logo anunciaremos”, destacou.

Na abertura da conferência, o representante do Ministério do Esporte, Washington Cerqueira, presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), ressaltou o poder transformador do esporte. “O futebol conecta pessoas, inspira jovens, transcende todas as barreiras, raça, renda, idioma. Agora, tem a chance e a responsabilidade de acrescentar algo mais, proteger o meio ambiente e, por consequência, a vida de todos no planeta. A crise climática não é um problema de amanhã, ela já está aqui, e o esporte tem um papel fundamental a desempenhar”, explanou.

O secretário municipal de Esportes de São Paulo, Rogério Lins, destacou a importância do esporte na superação dos desafios climáticos: “O esporte gera oportunidade, inclusão, e quando falamos dos desafios climáticos, como os que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul, vemos que o esporte já sente esses efeitos. Às vezes, precisamos até parar partidas de futebol por conta do clima seco. Como poder público, estamos trabalhando para reduzir esses impactos”, falou.

O vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Gustavo Delbin, reforçou o compromisso da entidade com a sustentabilidade: “A federação tem feito um trabalho com questões de sustentabilidade, em conjunto com os clubes. Mais do que isso, queremos que o futebol seja um vetor para transformar o mundo em um lugar melhor. Não interessa o tamanho do clube, precisamos atuar juntos para trazer excelentes resultados para o planeta”, externou.

Você pode gostar

Deixe um comentário