Home Diversos Onde ela está e porque precisamos de Energia como seres humanos

Onde ela está e porque precisamos de Energia como seres humanos

por Nilton Castelo

Como seres humanos, precisamos de energia para diversas funções e atividades externas. A energia é necessária para manter o funcionamento dos órgãos, realizar atividades físicas, pensar, manter a temperatura corporal e realizar outros processos metabólicos.

A principal fonte de energia para o corpo humano é a alimentação. Os alimentos fornecem os nutrientes necessários para a produção de energia. Os principais nutrientes energéticos são os carboidratos, as proteínas e as vitaminas.

Os carboidratos, como pães, massas, arroz, frutas e legumes, são uma importante fonte de energia imediata, pois são rapidamente convertidos em glicose, que é usado pelo corpo como combustível. As proteínas, localizadas em alimentos como carnes, peixes, ovos, laticínios e leguminosas, também podem ser transformadas em energia, embora sejam principalmente responsáveis ​​pela construção e cobertas de tecidos. As vitaminas, presentes em alimentos como óleos vegetais, manteiga, nozes e sementes, fornecem uma forma concentrada de energia e também ajudam na absorção de vitaminas.

Além dos macronutrientes, o corpo também precisa de vitaminas e minerais para diversas funções metabólicas. Essas substâncias não fornecem energia diretamente, mas desempenham funções essenciais no processo de produção de energia.

A quantidade de energia que um ser humano precisa varia de acordo com fatores como idade, sexo, nível de atividade física e composição corporal. A taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de energia necessária para manter as funções do corpo em repouso. A TMB pode ser influenciada pela massa corporal magra, uma vez que músculos consomem mais energia do que gordura.

É importante obter energia de fontes alimentares diversificadas e equilibradas, para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes necessários. Consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, pode ser útil para determinar as necessidades energéticas individuais e desenvolver uma dieta adequada.

Redação / Foto Internet

Você pode gostar

Deixe um comentário