Home Falando com Deus O TESOURO ESCONDIDO!!!

O TESOURO ESCONDIDO!!!

por Sônia Alves
Parábola do Tesouro Escondido
“parábola do tesouro escondido”, na narrativa do evangelho segundo Mateus, foi contada por Jesus apenas aos seus discípulos (Mateus 13.36).
Jesus, nessa ocasião, ofereceu-lhes a seguinte parábola:
“O Reino dos céus assemelha-se a um tesouro escondido no campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o novamente. Então, transbordando de alegria, vai, vende tudo o que tem, e compra aquele terreno” (Mateus 13.44).
O tesouro escondido
Essa era uma prática considerada comum naquela época, por questões de segurança os chefes de família muitas vezes enterravam uma parte ou quase toda a totalidade de seus bens.
Segundo consta, o maior problema não era esconder os bens, pois se tratava de medidas protetivas, mas muitas vezes os chefes não contavam para ninguém a localização do esconderijo e quando vinham a falecer o tesouro permanecia escondido ali, em segredo, esquecido.
O tesouro Encontrado!
Nessa parábola, o tesouro escondido foi encontrado por um homem (desconhecido – sem grandes referências), porém não sabemos quem o escondeu ali ou o que este homem fazia naquele local e porque cavava aquelas terra.
Contudo, há um grande valor de caráter nesse personagem da parábola porque ao encontrar o tesouro ele poderia simplesmente fugir com ele sem dar satisfação a alguém, mas pelo contrário, ele escondeu novamente e pagou o valor devido na compra daquele terreno, vendendo tudo o que possuía.
Jesus é a própria personificação do “Reino dos céus” ou do “Reino de Deus”. Ele veio não apenas para anunciar o Reino, mas veio para estabelecer o Reino e fazê-lo conhecido.
Aquele que encontra Jesus encontra O tesouro que está escondido para todos aqueles que no estado de cegueira espiritual não conseguem contemplar e entender a Sua maravilhosa graça. O mundo está sob influência maligna (1ª João 5.19), anda sob a escuridão buscando satisfazer-se e alegrar-se em cenários vazios e naqueles que nada podem fazer.
Houve o fator surpresa na vida daquele homem e há o fator surpresa na história da gente quando os nossos olhos contemplam o que estava escondido e entendem o seu valor.
Houve o fato de ter que vender tudo para adquirir o terreno do tesouro encontrado. Aqui Jesus não está dizendo que, por exemplo, a salvação é comprada, pois na verdade este tesouro é de valor incalculável e nenhum dinheiro do mundo poderia pagar, pois custou a vida do próprio Senhor Jesus.
Mas aqui está o fato de vender (contextualizando = deixar) tudo o que tem para conquistar aquele lugar, para viver naquele lugar, para possuir aquele lugar. Quando encontramos O Tesouro, somos convidados a deixar tudo o que temos para dele fazer parte (Mateus 16.24).
Aquele homem, ao encontrar aquele tesouro, o guardou e o preservou com alegria. Quando encontrar o evangelho de Jesus, com alegria guarde em seu coração, preserve-o e viva a santidade dessas riquezas do Reino.
Encontramos o que é incalculável e precioso quando encontramos Jesus, O Tesouro. E hoje, você que leu esse artigo, encontrou o tesouro que estava escondido, portanto: Como poderemos retribuir ao Senhor todos os benéficos para conosco? Deixe tudo e entregue o seu coração a Ele e viva eternamente assim (no Tesouro).

Você pode gostar

Deixe um comentário