Home EsporteFutebol do Interior O que está em jogo na última rodada da 1ª fase do Paulistão Sicredi 2024?

O que está em jogo na última rodada da 1ª fase do Paulistão Sicredi 2024?

por Nilton Castelo

PAULISTÃO SICREDI 2024

Cinco das oito vagas nas quartas de final já estão definidas; três times ainda lutam contra o rebaixamento à Série A2

O Paulistão Sicredi 2024 chega à sua última rodada da primeira fase neste fim de semana e, em jogo, ainda estão três das oito vagas ao mata-mata, o adversário do Palmeiras, o local e o confronto do Grupo D nas quartas de final, além da definição das duas equipes que serão rebaixadas ao Paulistão A2 Sicredi de 2025.

Todas essas definições vão ocorrer no domingo (10), com seis partidas acontecendo a partir das 16h.

No sábado (9), às 18h, haverá a disputa pela melhor campanha geral dessa primeira fase. Palmeiras e Santos, com 25 e 22 pontos, respectivamente, disputam a ponta em confrontos com Botafogo e Inter de Limeira. Basta um empate ao time de Palestra Itália para ficar em primeiro, enquanto a equipe de Vila Belmiro precisa vencer e torcer por derrota palmeirense.

Já classificada no Grupo C, a Inter de Limeira não consegue mais alcançar o líder Red Bull Bragantino, enquanto o Botafogo não tem mais chances de classificação ou rebaixamento.

Vagas no mata-mata

Com os confrontos dos Grupos A e C já definidos e o Palmeiras classificado no Grupo B, restam três vagas ao mata-mata. Apenas o Grupo D ainda não tem nenhuma equipe classificada, com São Paulo, Novorizontino e São Bernardo na disputa.

Com 19 pontos, as equipes da capital e de Novo Horizonte dependem apenas de uma vitória simples diante do Ituano e Portuguesa, respectivamente, para avançar às quartas de final. Para ser líder e jogar em casa, o time do interior ainda precisa tirar uma diferença de três gols do saldo em relação ao tricolor.

Ao São Bernardo resta vencer o Mirassol, fora de casa, e torcer por ao menos um empate de uma das equipes citadas acima para ficar com a vaga.

No Grupo B a situação está mais perto de uma definição. Ponte Preta e Água Santa disputam o direito de fazer o confronto das quartas de final com o Palmeiras, mas a equipe de Campinas tem ampla vantagem. Além de depender apenas de um empate com o Santo André para confirmar a classificação, os pontepretanos podem se classificar mesmo com uma derrota, uma vez que o time de Diadema -que enfrenta o Corinthians na última rodada- teria de vencer e tirar uma diferença de oito gols no saldo.

Luta contra o rebaixamento

Passadas 11 rodadas, três equipes ainda lutam contra o rebaixamento ao Paulistão A2 Sicredi de 2025. Com sete pontos, fora da zona de rebaixamento, o Guarani depende apenas de si, já que uma vitória simples diante do Red Bull Bragantino garante o time de Campinas na elite. Se não vencer, terá de torcer para que Ituano e Santo André também não vençam.

O time de Itu, por sua vez, tem seis pontos e precisa vencer o São Paulo e torcer por ao menos um empate do Guarani. Se empatar, pode evitar a queda se a equipe bugrina sofrer uma goleada que desconte os oito gols de diferença do saldo.

Já o Santo André tem a missão mais complicada, uma vez que precisa vencer e torcer por derrota do Guarani e ao menos um empate do Ituano. Se o time de Campinas empatar e o de Itu ao menos não vencer, a equipe do ABC precisa tirar uma diferença de cinco gols no saldo para se manter na elite paulista em 2025.

(CRÉDITO: REBECA REIS/AG. PAULISTÃ) / FPF

Você pode gostar

Deixe um comentário