No último dia 16, o Nacional Atlético Clube completou 100 anos de história e, para celebrar essa data tão especial, a Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Toninho Paiva, promoveu uma sessão solene comemorativa de fundação do Clube, na Sede Social, na noite de segunda-feira (25/02).
Além do presidente do Nacional, Ayrton Franco Santiago, o vice Edison Gallo, o diretor executivo de futebol, Paulo Sérgio Tognasini e dos conselheiros, também estiveram presentes no evento: o presidente da Federação Paulista de Futebol Reinaldo Carneiro Bastos, o vice Mauro Silva, o vice do departamento de relações institucionais, Américo Calandriello Júnior, o representante do Sindbol- Sindicato das Associações de Futebol de São Paulo, Jorge Abicalam Filho, o CEO do Grupo São Cristóvão Saúde, Valdir Pereira Ventura, patrocinador master do Clube, os empresários da CSR Sports, César Soler e Raudnei Freire, que gerenciam o departamento de futebol profissional, o presidente da Arena Fut 7, Mateus de Oliveira, um dos colaboradores do Naça, o presidente do Clube Atlético Juventus, Domingos Sanches, o radialista e locutor esportivo Osmar Santos, conhecido como o “Pai da Matéria”, o jornalista e apresentador Luciano Faccioli, entre outros jornalistas que cobriram o evento, como também representantes da torcida Almanac.
A cerimônia foi conduzida pelo apresentador Claúdio Blanco Alba. E a mesa composta pelo vereador Toninho Paiva, Ayrton Franco Santiago, Reinaldo Carneiro Bastos, Américo Calandriello Júnior, Mauro Silva, Jorge Abicalam Filho, Domingos Sanches, Osmar Santos e Luciano Faccioli.
A abertura oficial ficou a cargo da brilhante Banda Musical da Guarda Civil Metropolitana, sob a regência do Inspetor de Divisão, José Carlos Milanez.
Em um momento especial, foi prestada um singela homenagem ao jornalista e apresentador Roberto Avallone, falecido na segunda-feira (25/02).
Os convidados presentes conheceram um pouquinho mais da história do Clube centenário, por meio de um vídeo de 8 minutos, apresentado durante a cerimônia.
O presidente Ayrton Santiago deu ênfase ao descerramento de duas placas por ocasião do aniversário da agremiação: uma por parte da Câmara Municipal de São Paulo e outra pela Federação Paulista de Futebol.
Para Ayrton Santiago, o momento foi muito significativo e emocionante. No seu discurso, agradeceu a iniciativa do nobre vereador, que já havia prestado uma homenagem quando o Nacional completou 90 anos, agradeceu também aos mais de duzentos presentes e relembrou as origens do Clube, situações históricas alusivas à coletividade ferroviária, além de importantes detalhes da trajetória do Ferrinho.
“Muitas foram as pessoas, que através das inúmeras diretorias durante esses 100 anos, prestaram excelentes trabalhos ao Clube e a nossa sociedade”, enfatizou Ayrton.
O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, parabenizou a instituição. “Esse Clube faz parte da minha vida. Ele dignifica o futebol de São Paulo. É uma marca importante. É a tradição do futebol. Está presente na minha vida como dirigente esportivo, quando, numa ocasião, assumi o Taubaté. Não é toda hora que se forma um craque, mas é todo momento que se forma um cidadão e o Nacional Atlético Clube contribui para este êxito. Parabéns por essa entidade histórica e respeitada”, declarou o presidente da FPF.
O proponente da sessão solene, vereador Toninho Paiva, destacou o objetivo da solenidade e das homenagens, como também agradeceu a todos os presentes.
“Sempre fui ligado ao esporte e ao futebol. A presença de todos aqui dá um ânimo para continuarmos nesta empreitada. Obrigado por participarem de uma noite festiva, que vou guardar em minha memória. Já participei de vários eventos, inclusive na Câmara Municipal, mas poucos me emocionaram como este no Nacional Atlético Clube”, disse o vereador.
Depois dos pronunciamos oficiais, o público pode contar ainda com a magnífica apresentação do violonista Robson Miguel, um dos principais nomes do mundo quando o assunto é violão. Foi o único brasileiro a conquistar o maior título na Espanha, a terra onde nasceu o instrumento, como o 1° Violonista do Ranking Mundial.
Em seguida, deu-se início a uma série de homenagens como reconhecimento aos abnegados esportistas e importantes empresários que colaboram no dia a dia da entidade.
Após a cerimônia, um coquetel de confraternização foi oferecido aos convidados pela diretoria do Clube, ocasião em que puderam conversar sobre história e saudade.
De acordo com Presidente/ CEO Engº Valdir Pereira Ventura, do Grupo São Cristóvão, foi uma honra presenciar essa importante etapa do Nac, bem como a instituição ser o patrocinador master do time. “Fico muito lisonjeado em prestigiar esse respeitável acontecimento para o time do Nacional Atlético Clube. Completar 100 anos requer um trabalho muito árduo, envolvendo o esforço e dedicação de muitos profissionais, que lutam, de maneira contínua, para o crescimento e progresso de toda equipe. Assim como nós do Grupo São Cristóvão Saúde, que completamos 107 anos de existência e credibilidade. Parabéns e sucesso a todos”, desejou Valdir Ventura.
No evento, também foi realizado o lançamento do Livro “Nacional – Nos trilhos do Futebol Brasileiro”, de autoria de Leandro Massoni Ilhéu, com o prefácio do jornalista Mauro Beting, que traz em suas páginas informações, dados, histórias, curiosidades e entrevistas com dirigentes do Clube ferroviário, jornalistas, torcedores e pessoas ligadas à Ferrovia Paulista sobre os principais fatos que envolveram o time nacionalino.
Confira a lista dos homenageados da noite festiva:
1- Ayrton Franco Santiago – Presidente do Nacional Atlético Clube
2- Reinaldo Carneiro Bastos – Presidente da Federação Paulista de Futebol
3- Arnaldo Franco Albano – Encarregado de RH
4- Carlos Eduardo Fernandes Gregorio- Ex- Goleiro e atual Preparador de Goleiros
5- Carlos Camillo –Gerente Administrativo
6- Claudio Ferraz Aguirre – Conselheiro
7- Conceição Aparecida de Miranda – Assistente de Diretoria
8- Deivid Henrique da Silva – Conselheiro
9- Joali Teixeira dos Santos – Conselheiro
10- José Mathias Arter – Ex- Vice- Presidente
11- Mateus Machado de Oliveira Parceiro/Colaborador do Clube
12- Miguel Ferreira da Silva –Conselheiro
13- Paulo Sérgio Tognasini –Diretor Executivo de Futebol
14- Valdir Pereira Ventura –CEO do Grupo São Cristóvão Saúde
15- Raudnei Anversa Freire –Parceiro/Colaborador
16- Cesar Renato Marques Soler – Parceiro /Colaborador
17- Leandro Massoni Ilhéu –Jornalista e Escritor
Fotos: Ale Vianna/ Nacional Atlético Clube