Home EsporteBasquete Livro conta história do épico título do Corinthians (RS) – Ary Vidal é personagem central:

Livro conta história do épico título do Corinthians (RS) – Ary Vidal é personagem central:

por Nilton Castelo

Há quase 25 anos uma das mais épicas histórias do basquete brasileiro foi escrita. No dia 17 de abril de 1994 o Corinthians, de Santa Cruz do Sul, finalizava uma virada incrível contra Franca para se tornar o primeiro time do Rio Grande do Sul a conquistar um título nacional da modalidade.

Pensando nisso, o jornalista Guilherme Mazui Roesler lança, após trabalho de quase 10 anos de pesquisa, apuração, entrevistas e análises, no próximo dia 16 às 20h no Memorial da Unisc em Santa Cruz do Sul (RS) o livro “Corinthians do Ary Vidal”, que narra a saga da única equipe gaúcha a conquistar o título brasileiro de basquete.

“A obra não tem a pretensão de ser uma versão definitiva dos quatro primeiros anos de Ary Vidal no Corinthians. É um registro do que foi possível reunir de dados, vídeos, fotos, reportagens e memórias. Trata-se de uma homenagem aos responsáveis por um período mágico do basquete gaúcho”, diz o autor. Dividido em três partes, o livro procura fazer uma fotografia do basquete nacional à época.  A primeira parte da obra narra a chegada de Ary a Santa Cruz, em 1990, para liderar um time que teve os selecionáveis Marcel e Rolando, mais os norte-americanos Alvin e Parker. Terceiro colocado no campeonato nacional de 1991, o Corinthians ganhou a alcunha de “Fantasma da Liga”, único time de fora de São Paulo que beliscava o título. A segunda parte aborda as Ligas de 1992 e 1993 e a empolgação que resultou na construção de um ginásio para acomodar a paixão local pelo basquete. Já a terceira trata da temporada 1993-1994, com a reformulação da equipe, desacreditada pela redução de investimentos e pela ausência de jogadores de seleção. O livro recupera a trajetória das carreiras dos “12 condenados”, como Ary passou a chamar seus atletas, e do Corinthians na Liga de 1994 até a virada no playoff decisivo contra Franca.

A obra, cujo valor é R$ 70,00, publicada pela Editora Gazeta com apoio cultural da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) marca os 25 anos da conquista pela equipe do técnico Ary Ventura Vidal, o mesmo comandante da seleção brasileira no histórico ouro no Pan de Indianápolis (1987) e personagem central da obra de Guilherme.

Você pode gostar

Deixe um comentário