Home Diversos EM TEMPOS DIFÍCEIS BUSQUE EQUILÍBRIO!!!

EM TEMPOS DIFÍCEIS BUSQUE EQUILÍBRIO!!!

por Nilton Castelo

“Mas o fruto do Espírito é… domínio próprio.” (Gl 5.22-23)

A vida de caos e desequilíbrio começou com o primeiro pecado do homem, lá no Jardim do Éden. O pecado é a fonte geradora de toda instabilidade. A natureza humana manchada pelo pecado tornou-se incapaz de trazer de volta o seu estado original de retidão e equilíbrio. A Bíblia diz que “todos pecaram” e que “o salário do pecado é a morte”; todos estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Nesse estado de morte espiritual, apenas resta ser guiado pela inclinação dos prazeres e apetites carnais, ou seja, uma vida insaciável e totalmente desequilibrada. A máxima é: eu faço o que eu quero, porque eu desejo o que desejo.

O que nos consola é o fato de sabermos que não fomos largados à nossa própria sorte. Deus nos deu vida, uma nova natureza em Cristo Jesus. Podemos sair desse ciclo vicioso de desequilíbrio e caos, basta pedir a Deus que nos dê o fruto do Espírito Santo: domínio próprio, equilíbrio, autocontrole.

Buscando sempre o Equilíbrio, que  é a capacidade de manter-se de pé, mesmo que seja sobre uma corda bamba. Estabilidade emocional, social, física e espiritual. Viver com temperança: a virtude de quem domina seus desejos e paixões, especialmente seus apetites carnais.

Equilíbrio é ficar de pé, saber lidar e reagir de modo positivo em situações adversas. Ter domínio de si mesmo: “Assim, pois, aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair.” (1Co 10.12)

Uma vida equilibrada é uma vida guiada pelo Espírito Santo

Aquele que é guiado pelo Espírito de Cristo sabe desfrutar dos prazeres da vida sem perder o equilíbrio e sem perder o juízo apropriado. Um exemplo de quem se perdeu e caiu é o de Esaú, que vendeu seu direito de primogenitura ao seu irmão Jacó por causa de um prato de comida: pão e sopa de lentilhas. Seu castigo foi que, por um pedaço de carne, ele deixou de desfrutar das bênçãos de ser o filho mais velho. (Gn 25.29-34).

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” (Rm 14.17)

Viver de maneira equilibrada é muito mais do que sobreviver. A vida não é só comer, beber, deixar como está para ver como é que fica. O Senhor Jesus disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).

 

Cuide  mais da  sua família. Descubra e assuma o seu papel na história como um agente do Reino de Deus, transformado por Jesus Cristo, e que manifesta equilíbrio na vida, o fruto do Espírito.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2Tm 1.7

Você pode gostar

Deixe um comentário