Home Esporte Em Conselhos Técnicos, FPF traça diretrizes para os estaduais Sub-15, 17 e 20

Em Conselhos Técnicos, FPF traça diretrizes para os estaduais Sub-15, 17 e 20

por Nilton Castelo

A Federação Paulista de Futebol convocou os responsáveis pelas equipes de base que irão disputar os estaduais de 2019 para Conselhos Técnicos que foram realizados ao longo da última terça-feira, 26. Na parte da manhã, as diretrizes do Campeonato Paulista Sub-20 foram definidas, enquanto no período da tarde foi a vez de falar sobre as competições Sub-15 e Sub-17. O supervisor das categorias de formação, Carlos Querino, representou o XV de Piracicaba.

Sub-15 e 17

Uma das principais novidades em relação aos torneios será o número de substituições permitidas ao longo da partida, passando de seis, que devem ser feitas em três atos (o que continua valendo), para sete. Ou seja, todos os suplentes relacionados para os jogos poderão ir a campo, caso essa seja a opção dos seus respectivos treinadores, que, aliás, estão diretamente ligados à outra mudança que foi estipulada.

É recomendado aos clubes que eles tenham a licença B do curso da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Outra alteração é que as agremiações deverão apresentar uma lista de inscritos, que será ilimitada. A intenção é aumentar o controle e, desta forma, evitar irregularidades. Os campeonatos terão início no dia 6 de abril e a final está agendada para 23 de novembro. Os participantes e regulamento serão divulgados em breve.

Sub-20

Para o Paulista Sub-20, as novidades citadas acima também serão incluídas: aumento no número de substituições permitidas no decorrer dos jogos e lista de inscrição de atletas. Sobre o segundo item, vale destacar que até 2018 apenas o registro era necessário e, além da inscrição, para facilitar o trabalho da arbitragem, uma pré-súmula deverá ser preenchida. A questão da Licença B da CBF para os técnicos, nesta categoria, será uma exigência.

Os comandantes que ainda não a tiverem, precisarão apresentar matrícula comprovando que irão efetuar o curso ainda neste ano, quando terão a FPF disponibilizará mais duas turmas. O certame começará, segundo previsão, no dia 13 de abril, com a grande decisão programada para novembro. No ano passado, as três categorias do Nhô Quim avançaram de fase, o que não ocorria há nove anos, sendo que o Sub-17 e o Sub-20 chegaram à terceira etapa.

Fotos: Vitor Prates / Evandro Pelligrinotti

Você pode gostar

Deixe um comentário