Home Diversos Cultura Artística em Piracicaba

Cultura Artística em Piracicaba

por Sônia Alves

5ª Semana de Cultura Artística

 

Como forma de integrar diferentes linguagens da arte, Piracicaba recebe a 5ª Semana de Cultura Artística, de 3 a 7 de dezembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Atividades de música, literatura e artes plásticas integram a programação, que traz ainda oficina de capacitação de agentes culturais e lançamento de revista. Todas as ações possuem entrada gratuita, sempre às 19h30, sem a necessidade de inscrição ou retirada prévia de ingressos.

Criada em 25 de maio de 1925, a Cultura Artística é a segunda entidade do gênero há mais tempo em atividade no país. Sua reestruturação é recente e data dos últimos cinco anos. Desde então, renovou seu título de utilidade pública no CoMCult (Conselho Municipal de Política Cultural de Piracicaba) e assegurou subvenção anual, proveniente da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).

A primeira atividade da Semana de Cultura Artística acontece na segunda-feira (3), com show da Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas, sob regência de Marcela Costa. As 20 integrantes apresentam clássicos do cancioneiro raiz, entre eles Rio de Lágrimas, Triste Berrante, Cuitelinho e Mercedita. Fundado há oito anos, o conjunto musical é um projeto desenvolvido na Escola de Música Momento Musical e lançou, no ano passado, o primeiro álbum em CD e DVD, “Bate na Viola”, a partir de edital da SemacTur.

Junto da apresentação musical da Orquestra As Piracicabanas ocorre o lançamento da 11ª Revista de Cultura Artística, que traz um artigo sobre a viola de dez cordas instrumental brasileira, de Max Sales, aluno de pós-graduação em música da USP (Universidade de São Paulo) e graduado em música pela Universidade Federal de São João Del-Rei. A revista será distribuída gratuitamente no local.

A terça-feira (4) é reservada à música clássica, com obras de importantes compositores mundiais, como Telemann, Vivaldi e Sibelius, executadas pelo conjunto de câmara, coordenado por Paulo Souza, professor de violino da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), e composto por estudantes de cordas. Do maestro alemão radicado em Piracicaba estão as obras “Viajando pelo Brasil no. 1”, “Nesta Rua” e “Suíte Infantil”, esta última tem autoria de Bartok com arranjos de Ernst Mahle.

Aos aficionados pelas artes plásticas, a programação de quarta-feira (5) traz uma atividade com integrantes da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos de Piracicaba).

Na quinta-feira (6), o ator, cenógrafo, diretor e produtor cultural Marcos Thadeus ministra palestra sobre Leis de Incentivos à Cultura, da formatação até a prestação de contas. Os interessados no assunto terão a oportunidade de se aprofundar nas duas principais leis, a Rouanet, do Governo Federal, e o ProAC-ICMS, do Governo do Estado de São Paulo.

No encerramento da programação, na sexta-feira (7), a escritora e poeta Raquel Delvaje proporcionará um momento de leitura e contextualização dos poemas de dois grandes representantes do Modernismo no Brasil: Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Raquel é formada em letras português/inglês e integra a APL (Academia Piracicabana de Letras).

Informações

www.fb.com/culturaartisticapiracicaba

0 Comentário(s)
0

Você pode gostar

Deixe um comentário