Home Diversos Como manter sua mente saudável nessa quarentena?:

Como manter sua mente saudável nessa quarentena?:

por Nilton Castelo

Se todos soubessem que 2020 começaria com uma pandemia que paralisaria tudo no mundo, pelo menos a maioria das pessoas teriam se preparado em partes de sua vida para isso, concorda? Mas não é assim que funcionou…Por isso estamos fazendo essa matéria, pois além de tudo precisamos cuidar da nossa saúde mental!

O nosso maior inimigo no momento nem dá as caras para se apresentar formalmente. Ele está invisível por aí, contaminando milhões e milhões de  pessoas pelo mundo todo.

E isso gera consequências complicadas para todos. Não estamos falando apenas das mortes, apesar disto ser a pior parte, mas também dos efeitos negativos na economia e das mudanças drásticas na rotina da população.

Mas e agora?Como se adaptar a essa quarentena?Como cuidar da minha saúde mental?

A maioria das pessoas estão preocupadas em como ficará as coisas lá fora.Como por exemplo a parte da economia, quem tem seu próprio comércio pensa em como fará para pagar as contas da casa e do seu negócio! E por isso estou escrevendo essa matéria, com a intenção de ajudar você a se preocupar menos com isso e ajudar a sua mente a melhorar os pensamentos.

ALGUMAS DICAS:

1-DEIXE AS NOTÍCIAS UM POUCO DE LADO: Um dos maiores fatores da nossa preocupação são aquelas notícias que aparecem na tela do nosso aparelho e a maioria delas acabam com o mínimo de esperança que temos, não é mesmo? É claro que todos precisamos estar bem informados, no entanto, não devemos ficar obcecados e sempre tomar cuidado com informações falsas, ou seja, fake news.

Durante a quarentena, a  dica é evitar ler qualquer matéria na internet e sim procurar fontes confiáveis para se informar. Não fique o dia todo assistindo aos noticiários, procure escolher um horário do dia para se informar, caso contrário, você passará o dia todo só pensando no que leu.

Evite também olhar toda hora as notificações do celular, principalmente quando estiver trabalhando e precisar de concentração.

2-PROCURE TER UMA ROTINA EM SUA MENTE: Se você já está trabalhando em casa, mas tem dúvidas sobre como criar uma rotina, siga algumas dicas simples: Procure um horário adequado para acordar, logo depois tome um bom café da manhã, vista uma roupa do seu gosto e crie da sua casa um ambiente agradável, se possível faça exercícios físicos para dar o melhor a sua saúde e procure se alimentar bem durante o dia.

3-EXPERIMENTE FAZER ALGUM TIPO DE TERAPIA: Existem cursos online sobre isso, exercícios como meditação, yoga, etc. Um profissional especializado pode ser essencial para te ajudar a lidar com o medo e pânico excessivos , portanto, não hesite em procurar um psicólogo ao menor sinal de problemas.

4-USE A INTERNET PARA SE CONECTAR MAIS COM AS PESSOAS: Durante este difícil período, aproveite para falar com as pessoas queridas: Ligue para os seus avós que estão sozinhos em casa; faça uma ligação por Skype com a sua amiga que não vê há muito tempo e também está isolada; marque uma chamada de vídeo com todos os seus primos.

Essa pandemia pode até aflorar sentimentos de abandono e rejeição por isso é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. Sem contar que é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo.

5-FAÇA AQUILO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS FAZER NA SUA CASA MAS NUNCA TEVE TEMPO:

Apesar das desvantagens do isolamento social, também é uma boa hora para esquecer as desculpas e começar a dar atenção para atividades que você deixa de lado no dia a dia.

Você não pode mais dizer que não tem tempo, então desligue um pouco o celular e a televisão e dê atenção para aquela atividade tão desejada!

Por mais que o isolamento social afete a saúde mental e faça as pessoas se sentirem sozinhas, abandonadas e até rejeitadas, é preciso trabalhar a ideia de que este é um momento delicado pelo qual todos nós precisamos passar juntos.

Durante a pandemia do coronavírus,procure cultivar pensamentos positivos. Até porque os pensamentos podem ser uma das grandes causas da sua ansiedade. Acorde, faça um alongamento, foque na sua respiração e agradeça.

Ao longo do dia, não se deixe apegar por pensamentos ruins e nem fique ruminando o medo. Procure conversar com familiares e amigos para desabafar e expor como se sente. Você não está sozinho, estamos todos juntos.

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