(Foto: Mariana Kasten. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O Paulistão A2 Sicredi 2024 começou para o XV de Piracicaba na tarde desta segunda-feira, 13. O elenco esteve no Estádio Municipal Barão da Serra Negra e deu início à fase de pré-temporada, visando a competição estadual. Com reforços integrados, o grupo bateu um papo no vestiário com o presidente do clube, Luís Guilherme Schnor, com o gestor de futebol Douglas Pimenta, com o técnico Paulo Roberto, e foi apresentado aos demais membros da comissão técnica quinzista.
Em seguida, os atletas passaram por uma avaliação antropométrica, com os preparadores físicos Guilherme Melhado e Maurino Boto, e os novos contratados, também, por uma avaliação médica pré-competição, com o médico doutor José Roberto Alleoni, da parceira Unimed Piracicaba, seguindo protocolo desenvolvido pela Fifa, acompanhado pelo fisioterapeuta do Nhô Quim, João Zangerólamo. Os trabalhos serão retomados na manhã desta terça-feira, no Barão.
Mais uma rodada de ações voltadas à parte física está prevista. Entre os jogadores remanescentes, marcaram presença, os goleiros Gabriel Coutinho e Michel Américo; o lateral-esquerdo Enzo; o zagueiro Gilberto Alemão, de contrato recém-renovado; os volantes Grígor e Mika; os meio-campistas Felipe Benedetti e Vitor Braga; e o atacante Lúcio Flávio. Três integrantes do plantel Sub-20 do Alvinegro Piracicabano também foram submetidos aos procedimentos junto ao elenco.
Foram eles: o zagueiro Luiz Acevedo, o meio-campista Serginho e o atacante Anthony. Em relação aos oito reforços anunciados até o momento, todos compareceram: os laterais-direito Caio Hila (ex-Amazonas) e Michel (ex-Portuguesa Santista); o lateral-esquerdo Rael (ex-América/RN); os zagueiros Glauco (ex-Portuguesa Santista), Heverton (ex-Pelotas) e Victor Pereira (ex-ASA); o volante Mauro Silva (ex-Portuguesa/RJ); e o atacante Pilar (ex-Ferroviária). A A2 terá início em 17 de janeiro.
A fórmula de disputa dos últimos anos foi mantida, com as agremiações jogando entre si, em turno único, e os oito mais bem colocados avançando de fase. A partir daí, começarão as etapas eliminatórias, que serão em partidas de ida e volta, tanto nas quartas quanto nas semifinais e na grande decisão, com a utilização do VAR em todas elas. A equipe de melhor campanha terá o direito ao mando de campo na volta. Empate no placar agregado levará a decisão para os pênaltis.