Home Esporte Brasil domina com tranquilidade histórico de vitórias contra a Bolívia : Confira os números:

Brasil domina com tranquilidade histórico de vitórias contra a Bolívia : Confira os números:

por Nilton Castelo

Em um confronto quase centenário, Brasil e Bolívia já se enfrentaram 30 vezes. Até aqui, o domínio brasileiro é amplo: foram 21 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Ao todo, foram 99 gols marcados pela Seleção Brasileira e apenas 25 sofridos.

O primeiro duelo entre as seleções foi em 1930, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela Copa do Mundo do Uruguai.

Em sua primeira vitória na história dos Mundiais, o Brasil bateu a Bolívia por 4 a 0. Aquela é, até hoje, a única vez em que as duas equipes se enfrentaram em uma Copa do Mundo.

Todos os cinco triunfos bolivianos foram conquistados em seus próprios domínio, nas altitudes de Cochabamba (2.500 metros) e La Paz (3.600 metros). No último duelo disputado fora de casa, o Brasil empatou com a Bolívia por 0 a 0, na penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018.

Dentro de casa, o Brasil acumula marcas ainda melhores. Sem perder como mandante na história das Eliminatórias, a Seleção nunca foi derrotada pela Bolívia jogando em seus domínios. Por outro lado, a Bolívia é o país que mais derrotou a Seleção nas Eliminatórias: foram três triunfos bolivianos, contra dois de Chile, Argentina, Equador e Paraguai.

O último embate entre as duas equipes foi justamente na abertura da Copa América de 2019, no Morumbi. Também na capital paulista, onde Brasil e Bolívia se enfrentam nesta sexta, a Seleção abriu o caminho para o título com uma vitória por 3 a 0, com gols de Philippe Coutinho (2x) e Everton. A partida marcou o retorno da camisa branca ao uniforme da Seleção Brasileira, em homenagem ao centenário da conquista da primeira Copa América, em 1919.

A maior goleada da história do confronto foi também em São Paulo. No Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Brasil aplicou um categórico 10 a 1 sobre a Bolívia em 1949. Os gols foram marcados por Nininho (3x), Jair, Zizinho (2x), Pinho (2x) e Simão (2x).

Retrospecto de Brasil x Bolívia

Jogos: 30

Vitórias: 21 percentual de 70%

Empates: 4 percentual de 13,33%

Derrotas: 5 percentual de 16,67%

Maior vitória: Brasil 10 x 1 Bolívia (1949)

Gols marcados: 124 gols

Média de gols: 4,13 gols por jogo

Brasil: Marcou 99 gols, com média de 3,3 gols por jogo

Bolívia: Marcou 25 gols, com média de 0,83 gol por jogo

Artilheiro: Zico (8 gols)

Fonte: CBF



Créditos: Blog do Marcelo Almeida

0 Comentário(s)
1

Você pode gostar

Deixe um comentário