(Texto e foto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
Como parte da pré-temporada, os atletas do XV de Piracicaba passaram neste início de semana, entre segunda e terça-feira (28 e 29), por uma bateria de avaliações físicas no Instituto Mood, em Campinas. O plantel quinzista foi dividido em dois: enquanto uma parte seguiu para os exames, com o preparador físico Claudinho Creato, a outra trabalhou em Piracicaba, com o também preparador físico do clube Leonardo Tabai, alternando a ordem dos dias.
“As avaliações servem de parâmetro para nortear todo o desenvolvimento desse período de preparação que temos até a nossa estreia em 2023. Com isso, podemos individualizar de forma mais assertiva os treinamentos, perante à necessidade de cada atleta”, comentou Creato. Os testes realizados foram de composição corporal, mobilidade articular (por meio do Six Mobility) e saltos verticais (em plataforma própria para esse propósito), entre outros.
“Foram feitos, ainda, testes em agachamento na plataforma de força Globus, avaliações cognitivas (medindo o tempo de reação dos jogadores) e também utilizamos, em alguns momentos, a avaliação de força Kineo”, disse Creato, que completou. “Agradecemos aos profissionais do Instituto Mood, Mário Pozzi, Andressa Ornelas e Matheus Caiche, entre outros, pelo apoio e excelente trabalho realizado”.
O fisioterapeuta do Alvinegro Piracicabano, Marcel Guarda, acompanhou o trabalho efetuado na terça-feira e será outro a gerenciar os dados coletados durante esses dois dias de atividades. “O trabalho preventivo de lesões é outro fator de fundamental importância em uma pré-temporada e esses resultados nos dão subsídios para direcionarmos atividades, também, nesse sentido”, externou Guarda.
As avaliações físicas continuaram na quarta-feira, 30, no Barão da Serra Negra, com exercícios de velocidade e o Yo-Yo Teste (que mede a capacidade aeróbica de cada um). “Teremos uma sequência de pouco tempo de intervalo entre as rodadas do Paulistão A2. Estamos trabalhando com isso em mente. O intuito, claro, é aproveitarmos esse mês e meio que temos até a nossa estreia, para que todos cheguem em suas melhores condições possíveis”, falou Tabai.
Já o técnico Cléber Gaúcho utilizou os períodos da tarde, de quarta e desta quinta-feira, para implementar suas ideias em campo, o que ocorrerá também na manhã desta sexta-feira. No próximo sábado, o XV enfrenta, em seu primeiro jogo-treino nesta pré-temporada, a Caldense, às 10h30, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba. A partida ocorrerá com portões fechados, não sendo permitida a entrada de imprensa e torcedores.