Um jogaço de bola resumiu a primeira partida da final neste domingo em Limeira/SP, Internacional e Santo André se enfrentaram no estádio “Major José Levy Sobrinho” pela primeira partida da decisão do Campeonato Paulista da Série A2.
O leão da paulista teve um desfalque importante e não contou com o bom zagueiro Jean Pablo, que acabou se lesionando na última partida contra o XV de Piracicaba, jogo esse que a Inter venceu nos pênaltis os donos da casa e conseguiu o acesso a elite do futebol paulista de 2020. Vale ressaltar que Jean Pablo acabou se machucando ainda no primeiro tempo daquele jogo e ainda cobrou um dos pênaltis.
Em bate papo com o atleta leonino, antes do incio da decisão, o mesmo me confidenciou que, o que acabou agravando a lesão no joelho, foi quando Elvis fez o gol de empate no final daquela partida, e na comemoração Jean Pablo chutou a placa de publicidade ao comemorar, fazendo um corte na perna e, assim, a lesão acabou inflamando. O caso foi contato com risos pelo atleta da Inter de Limeira.
Mas, nesta primeira partida da decisão, o substituto do zagueiro artilheiro da Inter de Limeira foi o experiente Gean, que em 2017 conquistou o acesso para a A2 com a Internacional.
O que pudemos acompanhar nesta primeira partida foi um jogo espetacular, a todo momento as duas equipes buscando gols, foi sem dúvida uma partida digna de final de campeonato.
A partida começou muito intensa, com as duas equipes indo para cima, buscando o gol logo de cara, mas a primeira chance foi aos 7 minutos com o volante Nata, que arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Tomazella a fazer uma brilhante defesa.
Aos 11 minutos, o Santo André perdeu um gol incrível com seu camisa 10, Cristian. A jogada começou pelo lado esquerdo, com o bom atacante Maykinho, que avançou em profundidade e cruzou para trás, de cabeça Cristian recebeu a bola livre dentro da área, mas pegou mal demais e bateu longe da meta leonina.
Aos 24 minutos o leão chegou mais uma vez com Nata, dessa vez, o volante leonino recebeu um cruzamento do lateral Alison e cabeceou para fora levando perigo a meta do goleiro Tomazella.
Em seguida, França deu uma passe açucarado para Elvis que saiu cara a cara com o goleiro do Santo André, mas bateu mal facilitando a defesa do goleiro.
E, a Inter continuava a pressionar. Aos 27 minutos, em tabela na lateral, Chumbinho tocou para a Nata que arriscou de longe com a perna esquerda, a bola foi rasteira levando grande perigo ao goleiro do ramalhão.
Aos 39 minutos, em falha individual de Alison, o Santo André chegou ao primeiro gol. O lateral leonino perdeu a bola na entrada da área e o esperto atacante do ramalhão, Maykinho, percebeu que o goleiro leonino estava adiantado e bateu para o gol, apenas encobrindo Moíses, 1 a 0 para o Santo André.
A Inter não se acanhou, jogando em casa foi para cima, e aos 43 minutos chegou novamente com Tcharlles, ele limpou o zagueiro e da entrada da área arriscou forte levando perigo ao goleiro do Santo André.
Final do primeiro tempo, e antes que os times fossem para os vestiários, o atacante leonino Tcharlles e o zagueiro do Santo André, Ícaro acabaram sendo advertidos com cartão amarelo pelo o árbitro Vinicius Furlan. Cartão este que tirou o principal atacante da Inter da finalíssima fora de casa.
Na volta para o segundo tempo, o técnico do ramalhão, Fernando Marchiori, trocou Maykinho por conta de uma lesão e entrou o atacante Carlos Alberto.
A Internacional chegou com perigo logo aos 6 minutos do segundo tempo, quando Malcoon cruzou forte rasteiro e em bola divida com o zagueiro Heliton, Tcharlles quase faz o gol de empate, a bola tirou tinta da trave. Aos 11 minutos, Nata recebe a bola na intermediária e arrisca forte, sorte do goleirão do Santo André que a bola explodiu no travessão. Mais uma chegada do ótimo volante leonino.
Aos 13 minutos mais uma chegada da Inter de Limeira. Elvis recebeu de Alison, e cruzou para a área, Tcharlles passou da bola mas conseguiu se recuperar e mesmo caído chutou forte e a bola explodiu na zaga do Santo André.
E como diz o ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, assim a Inter chegou ao empate com Tcharlles. O atacante leonino recebeu um verdadeiro presente de Nata, que enfiou a bola entre dois zagueiros do Santo André, e Tcharlles só teve o trabalho de encobrir o goleiro Tomazella.
E não parou por aí, o leão pressionou ainda mais em busca da virada. Aos 20 minutos, Marquinhos cruzou e Tcharlles na segunda trave cabeceou por cima do gol levando perigo ao goleiro do ramalhão. E deu certo a pressão leonina, aos 29 minutos, em escanteio muito bem cobrado por Chumbinho, o abençoado Marquinhos cabeceou como manda o figurino, a bola bateu na trave e nas costas do goleiro Tomazella antes de entrar. O Leão vira o jogo no Limeirão e a torcida vai ao delírio.
Mesmo com a virada a Inter de Limeira não se acomodou e foi para cima do Santo André, querendo resolver a partida. Aos 38 minutos, cruzamento de Nata, o zagueiro Oliveira estava na área, cabeceou o goleiro deu rebote e na sobra Tcharlles bateu forte, mas Tomazella deu um pulo e fechou o angulo, a bola explodiu no peito do goleirão.
Praticamente no último lance da partida, o Santo André com Vitor Sapo desperdiçou a chance de empatar a partida. Em tabela na entrada da área o atacante recebeu de cabeça e avançou mas ao chegar cara a cara com o goleiro Moíses, acabou isolando a bola.
Fim de jogo, a Inter leva vantagem após a vitória por 2 a 1 em casa, e precisará apenas de um empate para se consagrar tetra campeã do Campeonato Paulista da Série A2, já que não existe vantagem de gols no campeonato, qualquer vitória do Santo Andre por até 1 gol de diferença e a disputa será decidida nos pênaltis.
Para a próxima partida, a Inter não poderá contar com Tcharlles que levou o terceiro cartão amarelo, o zagueiro Jean Pablo machucado e também outro possível desfalque é o lateral Malcoon, por questões contratuais.
Vale ressaltar que as três vezes que a Inter de Limeira chegou a decisão da Série A2 (1978, 1996 e 2004) foi a campeã da competição.
Os quase 10 mil torcedores leoninos que acompanharam a partida e fizeram uma verdadeira festa antes, durante e após o jogo, deixaram o estádio confiantes e prometem lotar o estádio Bruno José Daniel na próxima quarta-feira, às 11 horas na partida decisiva.
A Inter entrou em campo da seguinte forma: Moíses; Alison (Michel), Oliveira, Gean e Malcoon; França, Marquinhos, Nata (Mael), Chumbinho e Elvis (P.C); Tcharlles. Técnico João Vallin.
O Santo André entrou com: Tomazella, Rhuan, Icaro, Heliton e Denis Neves; Johnnattan, Raphael Toledo e Cristian (Fabricio); Maykinho (Carlos Alberto), Jobinho e Anselmo (Vitor Sapo).
Público: 9.525 pagantes
Renda: R$ 151.415,00
O jogador Nata volante da Internacional, foi eleito o melhor jogador em campo pela nossa equipe do Rápido no Ar que transmitiu a partida pelo Facebook e YouTube.