
(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto Elcio Fabretti)
No formato de videoconferência, a Federação Paulista de Futebol realizou na manhã desta quarta-feira, 9, com os representantes dos clubes participantes, o Conselho Técnico do Paulistão A2 2021. Pelo XV de Piracicaba, acompanharam o encontro virtual, o presidente Rodolfo Geraldi e o executivo de futebol Ramon Bisson. A competição tem início marcado para 28 de fevereiro e a decisão agendada para 22 de maio, com a fórmula de disputa dos últimos anos mantida.
Os 16 postulantes ao título se enfrentam em 15 rodadas, em turno único, na primeira fase, classificando-se os oito melhores para a fase quartas de final, quando começa o sistema eliminatório, em confrontos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha decidindo em casa, e o VAR – Árbitro Assistente de Vídeo – entra em ação. Os cruzamentos serão de acordo com os desempenhos de cada time: 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º.
Nas fases eliminatórias, ocorrendo igualdade na somatória dos dois placares, a definição irá para as cobranças de pênaltis. Os finalistas garantem o acesso à elite estadual, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para o Paulistão A3 do ano seguinte. “A expectativa é de que possamos conquistar esse tão buscado acesso. O clube ficou perto disto nos últimos anos e esperamos que desta vez uma das vagas à Série A1 seja nossa”, comentou Geraldi, recém-eleito.
Uma alteração aprovada na reunião por videoconferência foi o uso concomitante de jogadores da lista B: serão permitidos até sete atletas oriundos das categorias de base em campo ao mesmo tempo (em 2020, cinco eram permitidos). A lista A continua com o máximo de 26 inscrições permitidas. Os jogadores só podem atuar por um clube da primeira divisão (Séries A1, A2 e A3) e os treinadores poderão dirigir apenas um time de cada divisão.
O que está mantido é o número de substituições permitidas ao longo dos 90 minutos: cinco em três atos. “Ainda estamos envolvidos na disputa da Copa Paulista e queremos muito este título, mas não deixamos de lado o nosso planejamento visando o retorno à elite. Todos sabem as dificuldades enfrentadas em um campeonato de alto nível como o Paulistão A2, porém o XV tem chegado forte e o trabalho tem sido árduo para que a meta do acesso seja batida”, disse Bisson.