3,2K
Salmos 42:11 “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”

Caído, decepcionado, derrubado, diminuído, prostrado, injustiçados, enfraquecido, debilitado, cansado, deprimido, desanimado. Quem nunca se sentiu assim? Creio que todos nós. A Bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres de Deus que passaram pelas mesmas inquietações. Nestas ocasiões temos muitas palavras de lamentações e amargura, nos iramos e perdemos o controle próprio. E não ferimos somente o próximo com nossas palavras, mas ferimos a nós mesmos. E nossa alma se abate.
E isso não foi diferente com o Salmista Davi.
Salmos 42:5-6 “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar”
Salmos 42:11 “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
Fico então imaginando o salmista Davi clamando em seus salmos e dizendo: “Porque estas abatida , ó minha alma?- Porque te perturbas em mim?”. Davi, eu e você estamos sujeitos, à essas mesmas inquietações e desânimos pois a natureza humana não muda com o passar do tempo, a alma humana em sua essência continua a mesma. O salmista era um homem de Deus; no entanto, não esteve imune ao desânimo extremo. Da mesma forma, você e eu, por sermos cristãos, não estamos isentos de passar por momentos como o dele. Mesmo confiando em Deus, muitas das vezes a nossa alma se abate dentro de nós de maneira a não se aquietar. Mesmo sabendo que servimos um Deus que é Todo Poderoso, mas mesmo assim a nossa alma se perturba dentro de nós
O que leva a nossa alma a se abater? Há muito motivos, mas vou destacar três:
Desânimo – A pessoa desanimada costuma questionar a bondade, o amor ou até mesmo a existência de Deus e se esquece daquilo que Ele já fez por ela um dia.O desanimado, normalmente, não consegue olhar para o amanhã com entusiasmo e tem dificuldade para acreditar em dias melhores. O desânimo leva as pessoas ao desleixo, à apatia, ao choro; tira o desejo de cantar, de louvar, de adorar a Deus, de servir na igreja. É comum cantarmos, quando estamos alegres, e chorarmos, quando estamos tristes, mas cantar, quando, aparentemente, não há motivos para isso, é desafiador!
Ao nos depararmos com o desânimo, devemos fazer como o salmista – Davi nos ensina, através de seu exemplo. Ele estava muito abatido, a sua alma estava derrubada, o choro era tão comum quanto o nascer do sol pela manhã, o desânimo era indisfarçável; mas , ele mantinha vivo o seu contato com Deus. Seu apetite pelos alimentos desaparecera, mas a sua alma tinha muita sede de Deus. Para trilhar o caminho rumo à cura do desânimo, devemos manter vivo nosso contato com Deus através da oração e leitura da Palavra.
Muitas pessoas, até dentro das igrejas, estão se entregando ao desânimo, ocupando suas mentes com pensamentos suicidas, outras estão definhando por sustentar pensamentos extremamente pessimistas, acreditando que suas vidas chegaram ao fim.
Decepção – outro motivo que leva nossa alma a se abater é a decepção. O coração decepcionado pode atirar-nos num estado de rancor, passando a abrigar feridas profundas tornando-se difícil para nós confiarmos de novo em alguém. Não podemos evitar a decepção com os que amamos. Mas podemos transformá-la numa experiência positiva para com Deus, para com o próximo e para conosco.
O pecado – Pecados não confessados ou deixados leva a nossa alma a se abater. Viver dia após dia com a culpa sob o pecado que não tenha foi confessado gasta uma certa quantidade de energia emocional, nos abate, faz com que a pessoa se abata e viva deprimida. Deus não criou a culpa para ser algo que Seu povo deva viver por longos períodos de tempo. Sua intenção é que nós confessemos os nossos pecados e os abandonemos. O perdão de Deus remove a culpa dos nossos pecados passados. Há muitos outro motivos que leva a nossa alma a se abater Mas não importa o motivo o importante é lutar contra o abatimento.