(Texto e foto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba foi a São Caetano do Sul na noite desta quarta-feira, 25, e empatou em 2 a 2 com o São Caetano, no Estádio Municipal Anacleto Campanella, pela quarta rodada do Paulistão A2 Kia 2023. O Nhô Quim, que ficou com um jogador a menos durante a maior parte do segundo tempo, marcou com Mateus Anderson e Ian Carlo. Alamo e Anderson Magrão fizeram para a equipe do ABC. O Alvinegro Piracicabano permanece na nona posição, agora com cinco pontos.
Os comandados de Cléber Gaúcho voltam a campo pelo estadual no próximo sábado, quando recebem o Juventus, às 17h00, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba. A classificação da A2 aponta a Ponte Preta com 12 pontos; Primavera (10); Portuguesa Santista (9); Juventus (8); Novorizontino, Lemense e Velo Clube (6); Taubaté e Linense, além do XV (5); Oeste, Rio Claro e Comercial (4); Noroeste (3); São Caetano e Monte Azul (1).
O jogo
A primeira boa chegada do XV aconteceu aos 11 minutos. Matheus Melo recebeu de Artur e, na área, mandou por cima do travessão. O gol veio aos 13. Matheus Melo finalizou próximo à risca da grande área, o goleiro defendeu e no rebote Mateus Anderson completou. Anderson Magrão, aos 29, arriscou de longe. Leonardo caiu para fazer a defesa. Enzo, aos 38 minutos, desceu pelo lado esquerdo e acionou Mateus Anderson. O camisa 11 chutou na rede pelo lado de fora.
Aos cinco minutos da etapa final, Régis cruzou pela direita, Anderson Magrão desviou de cabeça e a bola ficou com Dias. O volante do São Caetano bateu de pé direito e Leonardo fez grande defesa. Aos seis, Alamo, uma das novidades do time da casa para o segundo tempo, arrematou com força, de longa distância, a bola bateu no travessão e entrou: 1 a 1. Seis minutos depois, João Maistro agarrou Francis na entrada da área e o juiz aplicou o cartão vermelho direto.
A opção de Cléber Gaúcho para repor o sistema defensivo foi a entrada de Ian Carlo no lugar de Matheus Melo. Na cobrança da falta Celsinho colocou a bola por cima do gol. Aos 20, foi a vez de Artur tentar em cobrança de falta de longe. A bola foi para fora. O Alvinegro Piracicabano voltou a ficar em vantagem no placar aos 30. Jhonatan Marino, que entrou poucos minutos antes, cobrou escanteio e o zagueiro Ian Carlo cabeceou firme, no chão, para fazer o seu.
A resposta, porém, foi rápida. Aos 33, Celsinho bateu escanteio, Pablo finalizou de cabeça, Leonardo fez a defesa, mas Anderson Magrão empatou no rebote. Aos 39, a bola chegou até Celsinho na entrada da área. O meio-campista chutou com força e a bola saiu à direita do gol. Nos instantes finais, Jhonatan Marino cobrou novo escanteio, Lúcio Sena ganhou pelo alto, Maikon Aquino cabeceou na sequência e Ian Carlo, ainda pelo alto, mandou de cabeça para fora.
Ficha técnica
Paulistão A2 Kia 2023 – 4ª rodada
São Caetano 2×2 XV de Piracicaba
Data: 25/01/2023
Horário: 20h00
Local: Estádio Municipal Anacleto Campanella, São Caetano do Sul
Gols – Alamo aos 6’ e Anderson Magrão aos 33’ 2/T (SCA); e Mateus Anderson aos 13’ 1/T e Ian Carlo aos 30’ 2/T (XVP)
Cartões amarelos – Anderson Magrão, Rickson, Gerley, Celsinho e Pablo (SCA); e Matheus Melo, Rodolfo Mol e Ian Carlo (XVP)
Cartão vermelho – João Maistro (XVP)
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosário
Árbitro Assistente 1: Risser Jarussi Corrêa
Árbitro Assistente 2: João Petrúcio Marimônio de Jesus dos Santos
Quarto Árbitro: Leonel Marcos Fialho da Silva
São Caetano – Matheus; Thiaguinho, Pablo, Gui Tavares (Coutinho) e Rickson (Alamo); Dias, Gerley e Bruno Mota (Celsinho); Régis (Vitinho), Francis (Wallace) e Anderson Magrão Técnico: Márcio Ribeiro
XV de Piracicaba – Leonardo; Weriton, João Maistro, Rodolfo Mol e Enzo (Erick Daltro); Lúcio Sena, Samuel Andrade (Mika) e Matheus Melo (Ian Carlo); Mateus Anderson (Diego Lanzarini), Artur (Jhonatan Marino) e Maikon Aquino Técnico: Cléber Gaúcho