(Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba. Foto: Mariana Kasten)
O XV de Piracicaba conquistou na noite deste domingo, 2, pela sexta rodada, a sua quinta vitória no Paulistão A2 Sicredi. O Nhô Quim ganhou por 1 a 0 do Santo André, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, com gol do atacante Osman, e chegou aos 16 pontos, ocupando a liderança, neste momento, com quatro de vantagem para o segundo colocado, que é o Oeste. O Alvinegro Piracicabano volta a campo na próxima quarta-feira, às 20h00, com o Juventus, em casa.
O jogo
A partida contou com um forte ritmo de marcação desde o seu início, o que dificultava o surgimento de grandes oportunidades de gol. Salatiel, ligado, aos 12 minutos, roubou a bola na saída do adversário e recebeu de volta de Artur. Já na área, o camisa nove chutou cruzado e Carlão defendeu em dois tempos. Com poucos espaços em campo, as equipes começaram a arriscar de fora, como os visitantes fizeram, por exemplo, com Ariel, aos 15. A bola passou à direita da meta quinzista.
Dudu Figueiredo tentou, aos 33, de pé esquerdo, rasteiro. A bola foi pela linha de fundo. Ariel, da mesma forma, um pouco mais perto, na risca da grande área, finalizou por cima, aos 37, e no minuto seguinte Nelsinho visou encobrir Pegorari. A bola foi também por sobre o travessão. Marlon, aos 39, dominou pelo lado direito, levou para dentro e arrematou de canhota, para fora. Salatiel, aos 45, ganhou disputa, Marlon desviou de cabeça e por pouco a bola não sobrou para Artur na esquerda.
Na etapa final, aos três minutos, Caíque levantou pela esquerda, para Salatiel, que cabeceou. Carlão encaixou. O tento da vitória do XV aconteceu aos 11 minutos. Marlon avançou pela direita, tabelou com Salatiel e tocou de cabeça. A bola sobrou para Osman, perto da marca do pênalti. O atacante concluiu de direita e balançou as redes pela primeira vez, como atleta do Nhô Quim. Pedrinho, aos 16, mandou da entrada da área, por cima do gol, assim como Dudu Figueiredo, em chute aos 27.
Depois de batida de escanteio, aos 30, Paulo Henrique desviou de cabeça na primeira trave e a bola saiu no canto oposto, pela linha de fundo. O Alvinegro Piracicabano teve boa chance aos 33, quando Salatiel deu belo passe para Artur. O atacante entrou na área e chutou à esquerda da meta adversária. Rodolfo ainda buscou surpreender o arqueiro em cobrança de falta de longa distância, aos 44, mas a bola foi para fora, poucos momentos antes do encerramento do jogo no Barão.
Ficha técnica
Paulistão A2 Sicredi 2025 – 1ª fase – 6ª rodada
XV de Piracicaba 1×0 Santo André
Data: 02/02/2025
Horário: 18h00
Local: Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Gol: Osman aos 11’ 2/T (XVP)
Cartões amarelos: Artur (XVP); e Ariel, Nelsinho e Rafael Milhorim (STA)
Público total: 3.004
Renda: R$44.775,00
Árbitro: Salim Fende Chavez
Árbitro Assistente 1: Fausto Augusto Viana Moretti
Árbitro Assistente 2: Daniel Souza Silva
Quarto Árbitro: Igor Henrique Evas Rovero
Analista de Vídeo: Mário Nogueira da Cruz
XV de Piracicaba – Pegorari; Barboza, Gilberto Alemão e Léo Gobo; Marlon (Samoel Pizzi), Maurício Oliveira (Mauro Silva), Rodolfo, Osman (Emerson Muller) e Caíque (Jean Carlos); Artur (Anthony) e Salatiel Técnico: Ricardo Chuva
Santo André – Carlão; Henrique Cayres, Joanderson e Rafael Milhorim; Pedrinho (Rafael Reis), John Everson (Luiz Gustavo), Nelsinho (Bruno Camilo), Dudu Figueiredo e Paulo Henrique (Rafael Verrone); Ariel (Netto) e Alexiel Técnico: Gilson Kleina