
(Foto: Mariana Kasten. Texto Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O XV de Piracicaba, em sua primeira apresentação no returno da Copa Paulista Sicredi 2025, venceu o São Bento por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, 18, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, e chegou aos 14 pontos, na liderança do grupo 3. João Victor e David Ribeiro anotaram os tentos do Nhô Quim e Hannyel fez para os visitantes. O Alvinegro Piracicabano volta a campo no próximo dia 26, sábado, às 15h00, diante do Rio Branco, no Estádio Décio Vitta, em Americana.
O jogo
As equipes tiveram lances de bola parada logo nos minutos iniciais. O XV de Piracicaba em cobrança de infração lateral perto da área, cobrada por Michel e que terminou pela linha de fundo, depois de desvio da ofensiva quinzista, e o São Bento em batida de escanteio, que acabou em sobra na entrada da área e arremate de Fabrício, carimbando a zaga. O Nhô Quim ficou com um a menos a partir dos 16 minutos, quando o árbitro aplicou o vermelho direto em falta do zagueiro Almir Luan.
A opção da comissão técnica do Alvinegro Piracicabano, nesse momento, foi pela entrada do também zagueiro Luís Felipe no lugar do meio-campista Matheus Carvalho, recompondo o sistema defensivo. Michel, aos 21, arriscou da intermediária e a bola passou por cima do travessão. Mesmo destino teve a finalização de Rael, aos 28. O lateral dominou pela esquerda, levou para o meio e bateu colocado. O XV abriu o placar aos 41 minutos, em um golaço do lateral-esquerdo João Victor.
Após troca de passes e desvio de cabeça de David Ribeiro, a bola chegou até o camisa seis pela esquerda. O atleta avançou e finalizou cruzado, com a bola indo na junção entre a trave e a rede. O segundo saiu aos 44. Michel lançou e a bola teve os pés de David Ribeiro como destino. O camisa 11 ficou de frente para Zé Rafael, que ainda defendeu o primeiro chute, com o atacante completando na sequência. Erik Bessa, na área, aos 45, concluiu sem deixar a bola cair e mandou para fora.
A postura do Nhô Quim seguiu firme na etapa final e os visitantes investiram em tentativas de fora. Léo Príncipe, aos 19, foi acionado pela direita, cortou para a esquerda e, de dentro da área, bateu. Pedro Gaiotti defendeu. Aos 29, Rodrigo Figueiredo recebeu de Léo Príncipe na área, em toque para trás, e arrematou por sobre o travessão. O time sorocabano diminuiu aos 43 minutos. Rael cobrou escanteio na segunda trave, Matheo ajeitou de pé direito e o atacante Hannyel marcou de cabeça.
Pedro Gaiotti, em sua segunda apresentação no elenco profissional (sendo a estreia justamente diante do próprio São Bento, no Walter Ribeiro, em Sorocaba, na rodada inaugural do campeonato) fez bela intervenção aos 46, em cabeçada de Lauder, e Luís Felipe cortou praticamente em cima da linha, após conclusão no rebote. Rodrigo Figueiredo, aos 48, dentro da área, em um dos lances derradeiros da partida, finalizou de canhota, à direita do gol, ao receber cruzamento pela esquerda.
Ficha técnica
Copa Paulista Sicredi – 1ª fase – 6ª rodada
XV de Piracicaba 2×1 São Bento
Data: 18/07/2025
Horário: 20h00
Local: Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Gols: João Victor aos 41’ e David Ribeiro aos 44’ 1/T (XVP); e Hannyel aos 43’ 2/T (SBE)
Cartões amarelos: Matheus Carvalho (XVP); e Flávio Souza (SBE)
Cartão vermelho: Almir Luan (XVP)
Público total: 1.781
Renda: R$30.610,00
Árbitro: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira
Árbitro Assistente 1: Diego Morelli de Oliveira
Árbitro Assistente 2: Alexandre Nascimento da Silva
Quarto Árbitro: Ronald Horns Araújo
Analista de Vídeo: Eduardo César Coronado Coelho
XV de Piracicaba – Pedro Gaiotti; Michel, Almir Luan, Luiz Gustavo e João Victor; Gustavo Hebling (Léo Santos), Carlos Manuel e Matheus Carvalho (Luís Felipe); Erik Bessa (Serginho), David Ribeiro e Paulo Marcelo (Djavan) Técnico: Moisés Egert
São Bento – Zé Rafael; Léo Príncipe, João Henrique, Grasson (Zé Vinícius) e Rael; Fábio Bahia (Anderson Künzel), Ramos (Rodrigo Figueiredo) e Fabrício (Matheo); Deivid (Lauder), Hannyel e Flávio Souza Técnico: Dyego Coelho
