183
“Não vos preocupeis pois com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,34).
Qualquer que seja a preocupação que você possa ter com o futuro: desemprego, cuidados dos filhos, doença…, deixe tudo nas mãos de Deus, e aceite o que Ele permitir que aconteça. Faça hoje a sua parte e “seja feita a vontade de Deus”. Viva o presente, em Deus. “O Senhor está perto”.
Lembre-se, Deus não toma a força o peso das suas preocupações, Ele caminha a seu lado, discreto e paciente, esperando que você o chame e lhe entregue as preocupações e tribulações do dia
É fácil cair na preocupação sobre o amanhã, insistindo em “o que aconteceria se…” e “se pelo menos…” Cada dia traz consigo uma série de coisas que não podemos mudar; sempre haverá situações que estão fora do nosso controle. Também devemos encarar a realidade de quem nós somos seres humanos confinados numa fatia da vida chamada hoje. É algo tentador negar o presente, mas fugir da realidade é parte da insanidade do nosso modo de vida do adicto.
Precisamos perguntar a nós mesmos a cada momento da vida: estou aceitando esse momento presente ou estou fingindo, tentando escapar para o passado ou para o futuro?
A cada dia, há algo em que podemos encontrar alegria, força e sanidade quando aceitamos a realidade de cada dia.
Deus fez o dia de hoje para vivermos! Em Salmos 118:24 nos mostra bem isso: “Este dia foi especialmente preparado pelo Senhor, vamos nos alegrar, vamos festejar por causa dele.”
VIVER UM DIA DE CADA VEZ É:
É praticar os passos e viver o programa
É escolher a vida e a liberdade – sem ser controlado pelo passado e pelo futuro, nem pelo medo
É viver na dependência de Deus – traz esperança, pois Deus dá um caminho de escape
É um estilo de vida – foco no processo e não na perfeição
É responsabilidade – pois assumo as minhas ações