166“Tenho plena certeza que a próxima semana trará grandes avanços aos municípios, aguardando pela confirmação da reunião entre o Governador Tarcísio e os prefeitos. Estamos trabalhando pela esperança e dignidade das famílias”, salientou a parlamentar.
Após o início da temporada de chuvas, a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro (PL) prontamente buscou ajuda junto ao Governo do Estado de São Paulo, dando aporte aos municípios que sofreram com as recentes cheias. Capivari foi um dos locais mais afetados, sendo que a Ponte do Castelani foi uma das únicas vias de acesso sem alagamento. Antiga e com passagem para apenas um veículo por vez, era necessário uma restruturação, e graças ao trabalho conjunto da parlamentar e do Deputado Paulo Freire, será destinado R$ 1,5 milhões para obras de reforma e mobilidade urbana.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira, durante Live feita pelo prefeito de Capivari, Vitão Riccomini. O Chefe do Executivo estava ao lado do vice-prefeito Bruno Barnabé, e dos vereadores Thiago Braggion e Inês Félix. Vitão deu detalhes e agradeceu a deputada pela conquista.
“Agradecemos a Deputada Valéria Bolsonaro e o Deputado Paulo Freire por sempre estarem ajudando Capivari. Em poucos meses vamos substituir a ponte do Castelani, modernizando sua estrutura, deixando-a mais segura e com alargamento para passagem mais veículos. Também faremos a construção de calçadas na avenida que interliga os bairros Castelani e Jardim do Bosque, melhorando toda a mobilidade urbana da região”, disse.
Para ter uma ideia da dimensão desta enchente, foram registrados mais de 40 pontos de alagamento, com o nível do Rio Capivari marcando 4.5 metros (a partir de 2 metros já ocorre o transbordo). A ponte em questão foi a “salvação” para interligar diversos bairros com o Centro da cidade. Contudo, devido sua estrutura antiga, era necessária uma reforma, por isso a Deputada Valéria se propôs ajudar.
“Temos um compromisso com Capivari e todo o Estado de São Paulo, e neste momento tão difícil, com muita gente sofrendo, a ação deve ser imediata. Por isso fizemos o possível para conseguir recursos e aporte do Governo, com o objetivo de ajudar às famílias”, afirmou.
Durante a visita à Capivari, Valéria e sua equipe também estiveram reunidas com secretários e autoridades no Gabinete da Prefeitura, recebendo mais detalhes sobre as enchentes. Municiada dessas informações e com autonomia e bom relacionamento junto a governantes e secretários, a parlamentar confia que terá êxito na missão.
“Para levar a real situação de cada cidade, minha Chefe de Gabinete, Raquel Berti, e eu estamos visitado os principais pontos atingidos, conversando com prefeitos, coordenadores da Defesa Civil, secretários e especialistas no assunto. O objetivo é levar o máximo de informações o Governo de SP, explanando a dimensão da problemática, já com possíveis soluções para as mais diversas condições”, explanou.
Por todo o Estado, centenas de pessoas perderam seus bens, tiveram a casa danificada ou mesmo destruída, além de outros estragos a nível particular e público. A sujeira das casas e ruas, o mau cheiro e a proliferação de doenças são outros agravantes devido às enchentes. Assim como foi nos últimos anos, a Deputada esteve intermediando o pedido para envio de kits sanitários, cestas básicas e outros recursos. Rafard e Capivari já receberam esta ajuda em 2022/2023.
Para a próxima semana, Valéria acredita que será possível viabilizar uma reunião entre o Governador Tarcísio de Freitas e os prefeitos, o que seria de suma importância pensando na agilidade e eficácia do processo.
“Tenho plena certeza que a próxima semana trará grandes avanços aos municípios, aguardando pela confirmação da reunião entre o Governador Tarcísio e os prefeitos. Estamos trabalhando pela esperança e dignidade das famílias”, salientou a parlamentar.
Valéria também fez questão de frisar o trabalho e empenho dos prefeitos Vitão (Capivari) e Fabinho (Rafard), que não mediram esforços pela população.
“Quero destacar também o que os prefeitos tem feito, trabalhando incansavelmente para ajudar às famílias. Além da busca por recursos e informações, eles vêm dando todo o aporte necessário para atender de forma humanizada e digna essas pessoas, com local para alojamento, refeições, transporte, logística e demais que for preciso. Tenho certeza que em breve a tormenta irá passar e todos poderão ter sua “vida normal” de volta”, afirmou.
Redação