(Foto: Vitor Prates. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
A equipe Sub-20 do XV de Piracicaba enfrentou o Santos nesta sexta-feira, 4, em confronto único pelas oitavas de final do Campeonato Paulista da categoria. Após empate em 2 a 2 no tempo normal, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, os visitantes levaram a melhor na disputa de pênaltis, ao vencerem por 4 a 3. Com isto, o Nhô Quim se despede da competição, com sete jogos disputados, tendo seis vitórias, além do empate desta tarde.
O jogo
Os visitantes ameaçaram pela primeira vez aos dez minutos. Nycollas arrancou pela esquerda, chegou à linha de fundo e tocou para trás, para Denílson, que chutou forte de canhota. Sandro espalmou. Os donos da casa responderam seis minutos depois. Após cobrança de escanteio ensaiada e passe de Gabriel Patreze, Tiago recebeu na área e arrematou de pé direito. Breno defendeu. Aos 31, Wesley bateu falta colocada e o goleiro quinzista foi buscar no ângulo direito.
O primeiro gol da partida aconteceu aos 38 minutos. Wesley foi acionado após roubada de bola na saída do XV, e, de frente para o gol, finalizou rasteiro, de direita. Os comandados de Denis Augusto empataram no último lance da etapa inicial, aos 48 minutos. Tiago partiu pela esquerda, entrou na área e rolou para trás, para Felipe Benedetti. O meio-campista dominou e encheu o pé. O Santos voltou a ficar à frente no marcador aos nove minutos do segundo tempo.
Wesley foi à linha de fundo, fez o passe na área e Guilherme tentou afastar, mas marcou contra. O camisa dez do time da baixada voltou a dar trabalho para Sandro em batida de falta, aos 11, perto da área. O arqueiro colocou para escanteio. Aos 16, foi a vez de Tiago tentar em cobrança de falta e o goleiro santista botar para fora. O Nhô Quim voltou a deixar tudo igual aos 22. Igor tomou a bola no ataque, invadiu a área e cruzou rasteiro. Arthur desviou para o próprio gol.
O Alvinegro Piracicabano teve a oportunidade da virada aos 24. Igor Aguiar foi ao fundo e ajeitou para Tiago, que veio de trás. O lateral-esquerdo chutou de direita e a bola saiu mascada. Aos 38, o zagueiro Guilherme fez falta na entrada da área, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Wesley cobrou e Sandro espalmou. Na disputa de pênaltis, Breno defendeu as cobranças de Ismael e Igor Aguiar e, desta forma, o adversário quinzista ficou com a vaga.
“Saio triste, claro, principalmente por termos tido chance de sairmos vitoriosos, inclusive durante o tempo regulamentar, porém é justamente isso que me deixa orgulhoso. Os atletas se entregaram, tiveram um bom desempenho e encararam um clube com uma grande tradição em revelar jogadores de igual para igual. O balanço é positivo. Fizemos boas apresentações e deixamos algumas peças que já estão integradas ao profissional”, disse o técnico Denis Augusto.
Ficha técnica
Campeonato Paulista Sub-20 – Oitavas de final
7ª rodada
XV de Piracicaba 2(3)x(4)2 Santos
Data – 04/12/2020
Horário – 15h00
Local – Estádio Municipal Barão da Serra Negra, Piracicaba
Árbitro – Alef Feliciano Pereira
Assistentes – Bruno Henrique Mascarenhas Moura e Fernando Alves de Morais Santos
Quarto árbitro – Hércules Ribeiro Paulino
Gols – Felipe Benedetti aos 48’ 1/T e Arthur (contra) aos 22’ 2/T (XVP); e Wesley aos 38’ 1/T e Guilherme (contra) aos 9’ 2/T (SAN)
Pênaltis – Gabriel Paz, Grígor e Diogo Rollo (XVP); e Denílson, Wesley, Pedro e Andrey (SAN)
Cartões amarelos – Wendel (XVP); e Victor Cruz (SAN)
Cartão vermelho – Guilherme (XVP)
XV de Piracicaba – Sandro; Vitor Hugo (João Maistro), Guilherme, Diogo Rollo e Tiago; Neposiano (Gabriel Paz), Wendel (Juan) e Felipe Benedetti; Igor Aguiar, Gabriel Patreze (Ismael) e Grígor Técnico: Denis Augusto
Santos – Breno; Heron, Gabriel Oliveira, Gabriel Souza e Victor Cruz; Arthur (Alex Negueba), Kevin e Wesley; Nycollas (Pedro), Fernando (Andrey) e Denílson Técnico: Thiago Lima