
(Foto: Elcio Fabretti. Texto: Evandro Pelligrinotti / XV de Piracicaba)
O elenco do XV de Piracicaba se reapresentou na tarde da última segunda-feira, 14, no estádio Barão da Serra Negra, após a derrota sofrida por 3 a 1 para o Marília, no Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, em Marília, no último domingo, pela partida de ida das semifinais da Copa Paulista. O plantel dirigido por Moisés Egert trabalha para reverter a situação e, desta forma, avançar à grande final. A volta acontece às 15h00 desta quarta-feira, em Piracicaba.
O Nhô Quim precisa vencer por dois gols de diferença para levar aos pênaltis ou três para garantir a vaga no tempo regulamentar. “Saímos mal pelo que foi o jogo, pois tínhamos condições de nos apresentarmos melhor e, assim, construirmos um outro placar, inclusive pela qualidade que temos. Óbvio que ficamos tristes, mas, como eu costumo passar aos atletas, não deve haver um excesso de euforia nas vitórias e nem de abatimento nas derrotas”, disse Egert.
“A primeira parte dos 180 minutos já foi e agora temos que reagir. Tivemos alguns problemas para esta partida, como o número de desfalques, porém eu não gosto de dar desculpas e, como comandante, assumo a responsabilidade. Mérito do nosso adversário, que levou a melhor nessa metade inicial, e cabe a nós buscarmos a virada. Justamente essa qualidade que citei do elenco, é o que nos dá confiança de que o cenário pode ser modificado”, prosseguiu o treinador.
A visão é compartilhada pelo lateral-esquerdo Jonathan, autor do gol do Alvinegro Piracicabano no embate fora de casa. “Entendemos o peso da derrota, mas o nosso foco é chegar à final. Vamos em busca disso. Pelo o que a nossa equipe já demonstrou ao longo da competição, temos convicção que somos capazes de reverter o placar”, externou o jogador, que estava ansioso em balançar as redes. Foi o primeiro gol dele com a camisa quinzista.
“A importância é grande, por tudo que eu estou vivendo neste último mês, com a chegada do meu filho. Eu estava me cobrando muito para marcar um gol e pensei em fazer esta homenagem. Sempre imaginei que, quando eu marcasse, ofereceria o gol para Deus e para meu filho”, comentou Jonathan, um dos reforços contratados pela diretoria e pelos membros do departamento de futebol profissional do XV para a disputa do torneio estadual.
Recuperados da Covid-19, após passarem o período de isolamento estipulado pelos comitês médicos da CBF (Confederação Brasileiro de Futebol) e da FPF (Federação Paulista de Futebol), o lateral-direito Cleiton Savedra e o zagueiro Muriel estão reintegrados e podem reforçar o time. O zagueiro Gustavo Silva, o meio-campista Victor Adame, o atacante Filipe Carvalho e o auxiliar de preparação física, Leonardo Tabai, diagnosticados nos últimos exames, continuam afastados.
Nota de pesar
O XV de Piracicaba lamenta, com profundo pesar, as perdas de duas figuras importantes para o esporte. No último domingo, 13, o professor Antônio Carlos Zinsly de Mattos nos deixou, aos 71 anos. Também pesquisador e figura ligada ao desporto piracicabano, Zinsly construiu importantíssimo acervo de fotos do basquete do clube. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14, no Cemitério da Saudade, em Piracicaba.
Nesta segunda-feira, o técnico Marcelo Veiga, que estava internado em Bragança Paulista, partiu, aos 56 anos, após travar batalha com a Covid-19. Treinador de tradicionais equipes do futebol brasileiro e ex-jogador, Veiga estava no comando do São Bernardo, que, assim como o Alvinegro Piracicabano, está envolvido na disputa das semifinais da Copa Paulista. O XV de Piracicaba se solidariza e deixa seus mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos de ambos, e a todos os profissionais do São Bernardo FC.