“todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”
Lucas 14.33
Renunciar é abrir mão de algo. É dizer ‘não’ quando a vontade é dizer ‘sim’. Mesmo que algo seja um direito natural que tenhamos, muitas vezes deve ser renunciado. Jesus disse que seguir a Ele seria uma vida de renúncias. Deixamos muitas coisas para estar com Jesus. Esta é uma questão de escolha ou preferência.
Mas qual seria o critério para saber se devemos renunciar?
1) Renunciar por algo MAIOR: às vezes precisamos deixar algo que queremos por uma coisa ainda maior, ou melhor.
2) Renunciar por causa do Pecado: se o que queremos pode nos fazer pecar com orgulho ou qualquer outro sentimento, então devemos renunciar.
Renúncias MATERIAIS:
O capitalismo moderno tem levado as pessoas a valorizar mais o ter que o ser. Acostumamos com coisas descartáveis, mas continuamos querendo novos produtos que substituam o antigo. Esta é a lógica da máquina do consumo: cada vez mais. Por esta causa devemos aprender a nos desapegar dos bens materiais. Isso não significa que não devamos ter nada e sim que estejamos livres tendo tudo.
Uma boa forma de renúncia material é aprender a doar. Quando presenteamos alguém estamos nos dizendo que a pessoa vale mais que o que temos. Fazer doações também é importante como atitude de gratidão por tudo que temos. Ao ofertar estamos nos libertando daquilo que entregamos. Entretanto, tudo isso deve ser feito sem querer receber nada em troca. A restituição é a consequência da renúncia e não a causa ou motivação.
Renúncia de PRAZERES:
O Hedonismo é uma filosofia de vida que prega que cada pessoa deve satisfazer todas as suas vontades. Isso tem sido vivido cada vez mais pela sociedade atual. Uma constante busca pelo prazer é a rotina do homem moderno. As consequências disso é que quando não consegue realizar seus desejos, a pessoa sente-se frustrada e triste.
Sabemos que nem sempre podemos fazer o que queremos e sim o que podemos ou devemos em cada momento. Na vida cristã muitas vezes precisamos dizer não para as vontades como Jesus ensinou “se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Marcos 8.34). Para isso é preciso resistência sabendo que ‘vontade é coisa que dá e passa’.
Certa vez ouvi que ‘a mão que não se abre para entregar não estará aberta para receber’. Estamos tão acostumados a querer sempre ganhar que achamos que estamos perdendo quando entregamos algo. Por isso é tão difícil renunciar.
Muitos pais de família fazem grandes renúncias em prol de seus filhos e depois os filhos a favor de seus pais. Somos tentados todos os dias a colocar os bens em primeiro lugar, mas precisamos ter valores maiores “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6.21). Além disso, precisamos resistir às vontades da carne o tempo todo pra não pecar. Às vezes precisamos renunciar até mesmo à nossa razão ao abrir mão de algo que sabemos ser correto para esperar na justiça de Deus. Este é um exercício que fazemos em várias áreas de nossa vida.Faça agora uma reflexão se aquilo que você esta vivendo necessita de uma renuncia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.