O coração humano projeta o caminho, mas é o Senhor quem dirige os passos.
Começo fazendo uma pergunta muito inocente: Quem quer ser feliz?
Cada um de nós traz dentro do coração um desejo profundo de ser feliz. Muitos de nós traçam um projeto chamado felicidade. Deus nos criou para sermos felizes, e esse é projeto d’Ele para nossa vida. No entanto, em tantos momentos de nossa vida não somos felizes, queremos parar de viver, achamos que a melhor solução seja deixar de lado as pessoas com quem estamos, romper o relacionamento com elas.
Nós temos um conceito errado de felicidade. Então, vamos mudar a pergunta: O que é ser feliz? Provavelmente, você terá sua resposta, mas outras pessoas têm outra percepção de felicidade. Por isso vivemos uma confusão, porque entre nós é gerado tantos conceitos de felicidade.
O que Deus quer nos ensinar?
O Senhor quer nos ensinar o caminho da felicidade, e esse desejo foi plantado por Ele em nosso coração.
A Palavra meditada está em Provérbios 16,20: “O instruído na palavra encontrará a felicidade; quem espera no Senhor, esse é feliz”.
Esse capítulo bíblico vêm recheado de lições, vem para nos ensinar a viver! O Senhor, nesta pregação, está dizendo que quem vive a vida na esperança, na Sua ação e confiança é feliz. Para sermos felizes é preciso, em primeiro lugar, aproximarmo-nos do Senhor, colocar a nossa vida em comunhão com Ele.
É impossível uma pessoa ser feliz sem Deus! A nossa vida é recheada de desafios, e quando menos esperamos, os desentendimentos batem à nossa porta. Quantas pessoas colocam o sentido de sua vida no dinheiro que ganham, mas, de repente, têm a consciência de que o dinheiro não compra tudo.
Deus nos criou para sermos felizes, e o princípio da felicidade está em colocarmos a nossa vida em Suas mãos. O Pai está disposto a caminhar conosco. É tão bom fazer a experiência de dar a mão ao filho e conduzi-lo! Deus é assim, está nos estendendo Sua mão e dizendo: “Eu quero levá-lo ao caminho da felicidade!”.
Caminhar nos caminhos do Senhor é certeza de felicidade, e a Palavra nos diz: “Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com todo o teu entendimento; e teu próximo como a ti mesmo!” (Lucas 10,27). A Palavra de Deus nos ensina o essencial!
Quantas pessoas não são felizes, porque vivem numa busca desenfreada do “ter”. Quantas pessoas abrem o seu guarda-roupa e têm, ali, roupa suficiente para vestir umas quatro ou cinco pessoas, mas quando passa uma pessoa necessitando de roupa, diz que não tem nada. O caminho que precisamos para a nossa vida é o “caminho do necessário”. Faça a experiência de retirar da sua casa aquilo que não usa mais e dar a quem necessita! Imagine a alegria dessa pessoa!
A Palavra de Deus vai iluminando nosso coração para nos mostrar que é feliz aquele que ama. E quem não ama, não é feliz!