Home Falando com Deus O AMOR É UM FRUTO: FRUTO DO ESPÍRITO SANTO!!!

O AMOR É UM FRUTO: FRUTO DO ESPÍRITO SANTO!!!

por Nilton Castelo

O amor é a principal virtude do fruto do Espírito e pode ser considerado o encontro com Jesus. O Senhor Jesus declarou que toda lei se resume no amor (a Deus e ao próximo).

Jesus disse que não fomos nós quem escolhemos a ele, pelo contrário, ele nos escolheu e nos designou para ir e dar fruto. O Senhor afirmou ainda que esse “fruto” deve permanecer (Jo 15.16). Esse fruto ordenado a nós pelo Senhor Jesus é gerado pelo Espírito Santo. Escrevendo à igreja de Galatas, o apóstolo Paulo falou a respeito do Fruto do Espírito, citando uma lista de nove virtudes, dentre as quais, a primeira delas é o amor (Gl 5.22-23).

O amor faz parte essencialmente do verdadeiro cristão, pois é impossível alguém receber a Cristo, ser cheio do Espírito Santo e não ter o seu coração inundado por este amor. A Escritura afirma que Deus é amor e quem não ama não conhece a Deus (1 Jo 4.7-8).

O cristão não tem opção de não amar, ele ama porque foi transformado pelo Senhor Jesus; ele ama porque o amor de Deus preencheu sua alma e seu coração; ele ama porque o Senhor Jesus o amou primeiro e se revelou a ele como salvador. Este amor não é interesseiro, é verdadeiro, doador, compassivo, compreensivo, paciente…

O amor gerado em nós pelo Espírito Santo é tão forte e verdadeiro que a presença ou ausência dele é capaz de provar:

  1. Se estamos vivos ou mortos

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos uns aos outros.” (1 Jo 3.14)

  1. Se realmente somos discípulos do Senhor Jesus

“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13.35)

  1. A presença de Deus em nós

O amor no relacionamento humano prova a presença de Deus.

“Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós.” (I Jo 4.12)

  1. Se nosso caráter e nosso temperamento foram realmente transformados

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Co 13.4-7)

Este amor que herdamos do Eterno manifesta-se em nós de forma prática, não apenas em palavras. Amor também é ação, não apenas sentimento. Quem ama faz, vai em frente, corre atrás, estende a mão, ajuda ao próximo, tem prazer em servir e se compadece dos perdidos e dos que sofrem.

Este fruto do Espírito é a base de todas as demais virtudes na vida do crente. O fruto não é nosso, é do Espírito Santo, é a manifestação de sua presença em nós. Somente Deus pode mudar radicalmente um coração, implantando nele o seu amor, ao ponto de as pessoas verem uma nova criatura, alguém que nasceu de novo.

Entendo que uma das formas mais claras da manifestação deste amor na vida do crente é quando ele fala da salvação em Jesus Cristo para as pessoas ao seu redor. Quem recebeu o amor de Deus não consegue ficar com ele guardado sem compartilhar. Nossas ações em obediência ao Senhor Jesus, de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho, é uma das maiores provas de que recebemos o amor do Pai.

Uma das maneiras de você saber se é verdadeiramente um cristão é fazer a pergunta a você mesmo: Existe amor em mim? Eu amo verdadeiramente ao Senhor Jesus? Eu amo verdadeiramente aos meus irmãos? Essa é a prova final.

Pr. Eloízio Coelho 

Você pode gostar

Deixe um comentário