Home Diversos Números de roubos e furtos apresentam queda em Capivari no ano de 2024

Números de roubos e furtos apresentam queda em Capivari no ano de 2024

por Nilton Castelo

A Secretaria da Segurança Pública de Capivari divulgou nesta semana, os números de roubos e furtos no município em 2024. Os dados apontam uma tendência de queda quando comparado com 2023, fruto do grande investimento realizado pela Prefeitura na segurança pública municipal.

O número total de roubos apesentou queda de 21%, saindo de 52 em 2023 para 41 em 2024. A estatística inclui roubos em geral, roubo de carga e roubo de veículos. Já o número de furto de veículos foi onde a queda foi mais expressiva, atingindo 46%, saindo de 50 para 27. Por fim, o número de outros furtos saiu de 260 em 2023 para 242 em 2024, uma queda de 6,9%. Os dados foram publicados no portal da Secretaria de Segurança de São Paulo.

Quando comparada a questão dos furtos com os dados da cidade vizinha de Monte Mor, o resultado é ainda mais impactante. O número de furto de veículos saltou 11%, saindo de 54 em 2023 para 60 em 2024. Já de outros furtos, o aumento passou de 353 em 2023 para 393 em 2024, apresentando um crescimento de 11,3%.

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, destaca o trabalho realizado para fortalecer a segurança pública da cidade. “Os investimentos que realizamos em segurança pública nos últimos anos estão trazendo resultados concretos e impactando diretamente a vida da nossa população. A queda nos índices de criminalidade em Capivari reflete o compromisso de Bruno e eu em tornar a cidade cada vez mais segura para todos. Seguimos firmes, investindo em inteligência, monitoramento e no bem-estar da nossa comunidade, pois segurança é prioridade na nossa gestão. Capivari continua avançando, e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, completa o chefe do executivo capivariano.

O Secretário da Segurança Pública de Capivari, Mauro Júnior, frisa que o resultado é fruto de um trabalho sério e do compromisso da corporação em combater o crime na cidade. “A essência de nosso trabalho é foco na redução de indicadores criminais. Combatemos o crime com inteligência aqui em Capivari, com a instalação de câmeras e da muralha digital, que faz o controle de acesso do veículos. Os investimentos em armamento, viaturas, treinamento e o trabalho cooperado com a Polícia Civil e Militar, fazem parte desse resultado. O criminoso não vai querer vir se arriscar em uma cidade monitorada, com uma estrutura robusta da Guarda Civil, agentes armados de fuzis e até com um veículo blindado. Eles preferem cometer crime no lado mais fácil.”

Pesquisa

Neste período em que os números da segurança deram um salto quantitativo, o município conquistou o título de cidade mais segura do Estado de São Paulo, após levantamento do Instituto Sou da Paz. Divulgada em maio de 2023, a edição do “Índice de Exposição aos Crimes Violentos” (IECV) 2021/2022 do Instituto apontou que Capivari é a cidade mais segura do estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 500 mil habitantes.

Os especialistas responsáveis pelo levantamento ponderaram a média de três subíndices para chegar aos resultados: crimes letais (homicídio e latrocínio), ‘crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). Foram analisados, segundo esses critérios, todos os municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes. Quanto mais próximo a pontuação ficou de 0, melhor o desempenho. Capivari atingiu 1,71. Só como medida de comparação, o município mais violento do Estado, segundo a pesquisa, foi Peruíbe, com 20,31.

Em caso de necessidade, a Guarda Civil de Capivari atende pelo 153 e (19) 3491-1311 (WhatsApp), 24 horas por dia, sete dias por semana. O aplicativo “153 Capivari” também está disponível para download nas lojas dos smartphones Android e IOS.

Leo Necete / Secretaria de Relações Públicas

Você pode gostar

Deixe um comentário